O ASSUNTO É

Fifa decide abolir prescrição disciplinar em casos de agressão sexual

Publicado em

Foi decidido pela Fifa que os processos disciplinares em casos de agressão sexual não irão mais prescrever após o prazo de dez anos. A nova medida do código de ética entrou em vigor nessa quarta-feira (1).

Foram denunciados recentemente, alguns casos de abuso, assédio, agressão sexual ou estupro envolvendo jogadores de fama internacional.

O jogador brasileiro Daniel Alves é o caso mais recente. O lateral está preso em Barcelona aguardando julgamento de uma acusação de um suposto estupro a uma mulher em uma boate da Catalunha, no dia 30 de dezembro.

Em outro caso, o ex-atacante Robinho foi condenado a nove anos de prisão na Itália. Ele foi considerado culpado em um caso de estupro a uma jovem em uma boate em Milão. Robinho mora atualmente em Santos, mas não pode deixar o país.

Os casos mais recorrentes são no futebol feminino, com acusações de abuso ou assédio sexual em diversos países.

Com a nova medida, a Fifa prevê que as vítimas possam ser no futuro consideradas como partes nestes casos disciplinares, com a possibilidade de serem informadas da decisão e recorrer.

“As mudanças buscam principalmente melhorar a proteção de algumas partes nos processos levados aos órgãos jurisdicionais da Fifa, dotando a entidade de instrumentos suplementares na luta contra os métodos e práticas ilegais, imorais ou contrárias à ética” escreve a federação internacional em um comunicado.

A nova regra dita também que as federações e confederações informem à Fifa “todas as decisões tomadas em matéria de abusos sexuais e de manipulação de jogos”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

População do DF poderá avaliar o programa Prato Cheio

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) promove audiência pública no Restaurante Comunitário do Varjão. O objetivo é permitir que a população avalie tanto o...

Mais Radar

Revelada marca oficial da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

A FIFA inaugurou oficialmente neste domingo (25), a caminhada rumo à...

Horário de final entre Fla e Corinthians é definido para Copa Rei

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o horário da edição...

Academia Buriti consolida ações de saúde e bem-estar dos servidores

A Academia Buriti encerrou 2025 com balanço positivo e consolidou-se como...

Candangão 2026 terá maior premiação com apoio do BRB garantido

BRB renova pelo 5º ano o naming rights do Candangão 2026, reforçando o futebol do DF. Competição terá uma das maiores premiações estaduais, vagas nacionais e apoio direto aos clubes participantes com força top

Ingressos de Flamengo x Corinthians terão venda apenas com biometria

A venda de ingressos para o jogo entre Flamengo e Corinthians será realizada exclusivamente por meio de biometria facial. Para comprar e acessar o estádio, o torcedor precisa fazer um cadastro prévio, que será validado no momento da entrada, por meio do reconhecimento facial nas catracas.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.