A Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (ADEF) traz o primeiro time de futebol de cegos feminino do Centro-Oeste. O time nasceu com o intuito de fomentar o futebol feminino.
Depois de uma equipe de São Bernardo (SP), o grupo do DF é o segundo da modalidade, no país. A ADEF tem tradição na modalidade e é a 5ª colocada na Liga Feminina de Futsal.
A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), entidade que cuida da modalidade tinha conhecimento, até então, apenas do time paulista.
A ideia inicial era criar um time de mulheres, mas por não existir competição para abraçar o paradesporto, foi criada uma equipe masculina, comandada pelo técnico Marcelo Ottoline.
O projeto das meninas também será comandado por Ottoline. O professor atua com o futebol de cegos desde 2009 e está entusiasmado.
“Essas meninas estão fazendo história ao abrir portas aqui em Brasília e no Brasil. A nossa ideia é divulgar cada vez mais o futebol de cegos feminino para que juntos, consigamos construir um calendário, criar competições. Demos o primeiro passo”, diz Marcelo.
O professor ressalta que, por ser a primeira vez de algumas atletas, os treinos estão sendo mais leves e sem muita cobrança.
“Primeiro a gente faz um treino educativo sem a bola, para elas terem percepção de espaço e ganhar confiança e depois a gente faz atividades com bola. Para o primeiro treino, eu fiquei muito feliz pelo desempenho delas e espero que mais meninas venham treinar com a gente”, declarou o treinador.