O formato da Copa do Mundo de 2026 será renovado pela Fifa. Agora, o torneio recebe 48 seleções, com 12 grupos de quatro integrantes cada. A fase eliminatória será decidida com os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados.
Em vez de sete jogos, os times que chegarem até a semifinal do Mundial farão oito partidas. Os 32 classificados se enfrentam em mata-mata até a final. A Copa começa em 19 de junho de 2026.
A nova medida foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira (15), pelo Conselho da Fifa, em Kigali, capital de Ruanda. O país também será sede do Congresso da Fifa, na próxima quinta-feira (22), quando Gianni Infantino será reeleito para um novo mandato, até 2027.
A Fifa e o Comitê Organizador da próxima Copa vão decidir em conjunto como e quando vão realocar as novas partidas. O número de jogos vai para 104.
Outro planejamento da Federação é ampliar o período de preparação para o Mundial e o tempo de descanso após o fim do torneio. O pré, durante e pós campeonato devem ser realizados em 56 dias, assim como nas três últimas edições, antes de 2022.