Em 2024, a Copa América será disputada nos Estados Unidos e contará com 10 seleções da Conmebol e mais seis da Concacaf. As confederações sul-americana, da América do Norte e Caribe fizeram o anúncio nesta sexta-feira (27), simultaneamente.
Disputado no verão dos EUA, o torneio é organizado pelas duas confederações e vai de junho a agosto. As seis melhores seleções da Concacaf na Liga das Nações do continente em 2023/24 entrarão na disputa como convidadas.
A medida faz parte de um acordo de colaboração estratégica entre as entidades. A ideia é fortalecer e desenvolver o futebol nas duas regiões. Além disso, o acordo também prevê competições de seleções femininas e um novo torneio de clubes.
Uma novidade é que as equipes nacionais femininas da América do Sul foram convidadas para participar da Copa Ouro Concacaf de 2024. Essa também será realizada nos EUA, com 12 seleções. Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai irão representar as seleções sul-americanas.
A competição a ser promovida entre clubes da Conmebol e da Concacaf será uma espécie de “Final Four”, com dois times de cada confederação. Os Estados Unidos também estão entre as três sedes que vão sediar a Copa do Mundo, de 2026, além de México e Canadá.