Novas recomendações foram anunciadas para a participação de atletas da Rússia e de Belarus em competições internacionais. A medida do Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgada nessa terça-feira (28) está relacionada à guerra na Ucrânia.
O Comitê recomendou às federações internacionais permitir a presença de russos e belarussos apenas como atletas neutros individuais. Nesse caso, também foi recomendado a exclusão desses países em disputas por equipes e esportes coletivos.
A Medida foi tomada após reunião do Conselho Executivo da entidade em Lausanne. Embora as federações internacionais tenham autonomia para segui-las ou não, essas recomendações são válidas para todos os esportes olímpicos.
O Presidente do COI, Thomas Bach disse que a implementação das recomendações vai ser analisada para fundamentar uma decisão sobre a presença de russos e belarussos em Paris 2024.
Sobre os Jogos Olímpicos, o alemão não estabeleceu uma data para que o COI defina se esses atletas poderão participar das competições e sob quais condições.