O modelo de VAR com linhas mais grossas de impedimento será estreado neste sábado (28) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com a nova medida, os atletas que jogam na posição de ataque serão mais favorecidos. Além disso, a nova regra pode reduzir o número de gols anulados por posição fora de jogo.
Os clubes pediam o alargamento dessa linha desde 2021, à Fifa e à comissão de arbitragem da CBF. A medida, que será adotada ao longo de 2023, começará a funcionar no jogo entre Flamengo e Palmeiras, que acontece no Estádio Mané Garrincha.
As linhas de impedimento possuem, atualmente, um pixel no monitor, que permite apontar impedimentos milimétricos. Agora, contudo, o VAR passará a usar as famosas linhas mais grossas e, caso elas estejam uma sobre a outra, o jogador que ataca estará em posição válida. A medida já é usada pela Premier League desde a temporada de 21/22.
A posição de Impedimento é identificada quando um jogador não está apto para a jogada em questão. Para que esteja em posição de impedimento o atleta precisa estar no campo de ataque, à frente da linha da bola e mais próximo da linha de fundo do que dois adversários.