O regulamento da Copa do Brasil de 2023 foi apresentado à CBF nessa segunda-feira (26), e traz uma novidade relevante com relação à edição de 2024. De acordo com o documento, a CBF irá extinguir as vagas para a competição via ranking nacional de clubes.
A medida tende a fortalecer as federações estaduais, uma vez que 80 das 92 equipes se classificarão pelas competições locais. Na edição de 2023, 10 equipes conseguiram vagas via ranking nacional.
Dessas equipes, três estão na Série A do Campeonato Brasileiro: Santos, América-MG e Bahia. Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta utilizaram pela última vez esse critério.
Para 2024, o ranking que será utilizado pela CBF será o das federações, para a definição de quantas vagas cada uma terá direito a distribuir nas suas competições por estado.
Das Federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas via competições locais. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná ficam com cinco vagas. Com três vagas ficam Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão. Os demais estados pegam apenas duas vagas.
As federações com direito a três vagas, obrigatoriamente as duas primeiras terão que ser destinadas ao campeão e vice de cada estadual. A escolha da terceira fica a critério de cada entidade.