O Botafogo garantiu a classificação para a final da Copa Libertadores, onde vai enfrentar o Atlético-MG. O time garantiu pela primeira vez a presença na final de uma Liberta por ter goleado a equipe uruguaia por 5 a 0 na última semana.
A decisão pela taça acontece no dia 30, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina). O título da competição ficará pela sexta vez consecutiva com uma equipe brasileira.
Após construir uma grande vantagem na partida de ida, o técnico Artur Jorge optou por mandar a campo uma equipe alternativa, optando por deixar de fora nomes importantes. Os atacantes Igor Jesus e Luiz Henrique, o meio-campista argentino Almada e o zagueiro argentino Alexander Barboza não jogam desta vez.
Sem contar com sua força máxima, e diante de um Peñarol empurrado por sua torcida, o Botafogo encontrou muitas dificuldades, em especial no primeiro tempo, no qual a equipe uruguaia foi superior, inclusive abrindo o placar aos 30 minutos com um chutaço da intermediária de Jaime Báez.
Mesmo com o gol, o placar permaneceu inalterado até o intervalo. Na saída para o vestiário o goleiro Aguerre acabou expulso após agredir John.