O brasiliense poderá acompanhar, a partir do dia 7 de dezembro, no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, a exposição “Ainda estamos aqui”, uma retrospectiva do trabalho da artista visual Usha Velasco.
As mais de 80 obras retratam 30 anos de carreira e suas diferentes fases: fotografias coloridas ou em preto e branco (que ela mesma revelava, em seu laboratório caseiro); as intervenções urbanas do projeto “O olhar no tempo”, que marcaram o centro da cidade em 2010; os trabalhos que aliam textos e imagens; e sua produção recente, que assumiu um tom mais contundente.
As obras ficarão expostas até 13 de fevereiro de 2022.
A exposição se divide em duas partes: “Agora: de dentro da pandemia” e “Antes: em retrospecto”. Ao apreciar as obras, vê-se a mudança de enfoque da artista.
“Durante vinte anos meu tema principal foi o tempo. Depois passei a pesquisar diálogos de textos e imagens”, revela Usha. “Hoje estou com uma pegada mais política, em função da situação que o país atravessa”, completa.
Em meio à pandemia e ao assombro com a conjuntura nacional, Usha encontrou refúgio no processo criativo: “Minha saída foi a arte, foi a forma que achei para romper o sentimento de impotência”, explica.
Os tempos áridos foram, paradoxalmente, frutíferos para a artista: a mostra traz duas obras e sete séries realizadas neste período, ao lado de outras nove séries produzidas entre 1990 e 2019.