GDF veta construção do memorial Jango Goulart

Publicado em

O Instituto João Goulart, o PDT, sindicatos e movimentos sociais realizam um ato de protesto na manhã de hoje (26) no Eixo Monumental, em Brasília, contra a desistência do governo do Distrito Federal de ceder um terreno de 10 mil metros quadrados para construção de um memorial. Para o instituto que dá nome ao ex-presidente, deposto pelo golpe de 1964, trata-se de uma “segunda cassação” de Jango. A entidade chama o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) de “covarde”.

“A sua fraqueza e falta de coragem nos mostra que, pautado pelo Ministério Público que irresponsavelmente se coloca ao lado de interesses individuais diante do interesse coletivo, nega a história do socialismo e se esconde atrás das atitudes próprias dos covardes: atira a pedra e esconde a mão”, diz texto publicado na última sexta-feira (21). O instituto lembra ainda que o processo teve tramitação de oito anos, passando por quatro administrações, até a outorga para cessão de uso do terreno.

A decisão saiu na edição de quarta-feira passada (19) do Diário Oficial do Distrito Federal, com a declaração, pela Secretaria de Estado da Cultura, de nulidade de convênio firmado em 2013 com o Instituto Presidente João Goulart. O governo se baseia em uma recomendação do Ministério Público contrária à cessão, apontando problemas como falta de audiência pública sobre o assunto e ausência de um projeto de lei para modificar a destinação da área, além da necessidade de um estudo técnico sobre a compatibilidade do projeto arquitetônico do memorial com as regras de tombamento de Brasília.

O jornalista Luiz Cláudio Cunha vê outras motivações para a decisão. “O governador de Brasília espana a responsabilidade com argumentos técnicos e difusos do Ministério Público, mas existem pressões militares que ele não tem coragem de revelar e que mostram a persistência da paranoia anticomunista”, escreveu, em artigo. Em maio, uma sessão do Senado em homenagem a Jango também teve críticas ao MP, ainda antes da decisão do governo. O chamado Memorial da Liberdade e Democracia, que homenageia Jango, é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Áreas de lazer passam por reformas no Plano Piloto

Com serviços de limpeza, capina e serralheria, os parques infantis da região do Plano Piloto estão passando por reformas e pintura dos equipamentos. A...

Mais Radar

Colinas do Samba protagoniza o ritmo do pagode brasiliense

Nos últimos dez anos, o pagode emergiu como um dos ritmos de maior crescimento em Brasília, refletindo uma mudança cultural antes impulsionada pelo rock. O grupo Colinas do Samba, tem sido um dos principais protagonistas dessa ascensão.

Brasília mantém agenda cultural variada após aniversário

Com apoio do Governo do Distrito Federal e do Fundo de Apoio à Cultura, a programação inclui atividades em diversos pontos da cidade, atraindo públicos de todas as idades.

Cine Brasília fará exibição especial de reabertura no dia 22 de abril

Em meio às comemorações do 64º aniversário de Brasília, a Secretaria...

Fim de semana começa com diversas opções para os brasilienses

O agito começa nesta sexta-feira (12), com o Festival BrasilArte, no...

Brasília recebe mostra cultural “Se Liga na Cultura” dia 11 de abril

Mostra Cultural do projeto “Se Liga na Cultura” acontece dia 11 de abril, em Brasília, com diversas apresentações artísticas. O evento gratuito terá exposição fotográfica, mostra de biojoias, peça de teatro e aula show de gastronomia

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»