Primeira Semana do Hip Hop se encerra em grande estilo na CLDF

Publicado em

Trata-se de uma cultura periférica, que se tornou patrimônio cultural imaterial na capital do país. É essa temática que define a 1ª Semana Distrital do Hip Hop, na Câmara Legislativa do DF (CLDF). O projeto se tornou oficial por meio da Lei nº 7.274, de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSOL).

O evento, que se encerra nesta sexta-feira (10), após uma semana repleta de programações culturais, exibiu hoje o 7° Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop. As atividades serão encerradas por meio de uma sessão solene, em homenagem a diversos artistas do movimento hip hop.

“O que a gente fez, propondo a lei, foi buscar o respeito devido ao hip hop. Assim, podemos criar políticas públicas, onde o hip hop pode ser inserido nas escolas e nas unidades de internação. Mas é importante lembrar que tudo isso deve ser inserido de forma contínua, não pode ser apenas um projeto pontual”, ressaltou o deputado.

De forma gratuita, toda a programação foi aberta ao público. Autor do projeto e um representante de grande importância para o hip hop do DF, Max diz que a temática foi pensada exclusivamente para quem trabalha na CLDF.

“A gente quer aproximar as pessoas que trabalham na Câmara e fazer elas entenderem como funciona o hip hop e a importância dele. Um dos propósitos desse projeto é aproximar essas pessoas do nosso movimento, para excluir o máximo de preconceito sobre a cultura”,

Por causa do fomento de Max, a Secretaria de Cultura criou um edital específico para o hip hop, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Dentre a programação apresentada durante a Semana do Hip Hip, o público contou com mostras de filmes, intervenção de grafite, feira e exposições voltadas à cultura. Durante a sessão de encerramento, os convidados contam com a apresentação de diversos artistas e DJs do DF. Também será entregue o Título de Cidadão Benemérito do DJ Jamaika à esposa dele pela deputada Paula Belmonte (Cidadania).

Para a cerimônia, foram convidados a deputada federal (PSOL-DF), Erika Kokay; O superintendente do Iphan, Thiago Pereira Perpétuo; a diretora de Promoção da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Karina Miranda; e a secretária Adjunta da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Patrícia Paraguassú.

Em relação ao apoio obtido pelo parlamentar nos projetos do hip hop, ele destaca que conseguiu os avanços necessários na Casa. “Conseguimos que a Lei fosse aprovada de forma inédita e ainda institucionalizar a Semana Distrital do Hip Hop, que são marcos únicos e inéditos”, comemora o deputado.

As atividades da Semana do Hip Hop se encerram, mas o público ainda pode conferir de pertinho a exposição “Graffiti Rivas Vida Hip-Hop”, que segue na Casa, e pode ser visitada de forma gratuita, até o dia 25 de novembro. A mostra traz 35 peças do grafiteiro, rapper e b-boy Rivas.

Hip Hop patrimônio cultural

A data oficial, inclusa do calendário de eventos da CLDF, também está relacionada com o Dia Mundial do Hip-Hop, comemorado no dia 12 de novembro. O hip hop é uma cultura periférica, composta por quatro elementos: rap, grafite, break e DJ. O movimento surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos e chegou ao Brasil no começo dos anos 80. O Distrito Federal é uma das capitais brasileiras onde concentra as maiores manifestações do movimento.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Motoristas de aplicativos do DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Os motoristas que fazem transporte por aplicativo têm até o dia 17 de dezembro para instalar o adesivo com QR Code no veículos. A...

Mais Radar

Autódromo de Brasília vai funcionar como arena multiúso

Além de ser um equipamento público de competições automobilísticas, o Autódromo...

Aberto processo eleitoral para representantes no Comitê Permanente do Hip Hop

Está aberto o processo eleitoral para selecionar representantes da sociedade civil...

Ingressos de reinauguração do Autódromo de Brasília abre nesta terça (25)

Abre nesta terça-feira (25) o cadastro para participar da festa de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.