Brasília se prepara para transmitir a versão online do projeto Praça Ativa 2021, evento idealizado pelo coletivo Música na Árvore em parceria com Dillo Daraujo.
Além das apresentações musicais do grupo Mandrágora e de Dillo e sua GuittarrÁfrica, o público poderá conferir oficina de instrumentos de percussão com material reciclado, ministrada por Juraci Moura, e os espetáculos do mímico Abder Paz e de Chico Simões com seu Mamulengo Presepada.
Na edição online, o evento mantém o compromisso social. Durante a transmissão, o público também poderá doar quantias, que serão revertidas em benefícios para a população vulnerável do local, como insumos de higiene pessoal.
No proximo dia 9 de abril, a programação vai reunir, novos talentos locais cuja expressão privilegia o folclore e a cultura popular na música instrumental, no teatro e na produção de instrumentos musicais.
O festival será transmitido a partir do estúdio Orbis, em Brasília.
A ideia original agregava uma proposta de acessibilidade que não só levaria essa arte diversa para um público transeunte do Setor Comercial Sul, mas que procuraria engajar a população vulnerável, que habita a região e não tem acesso a bens culturais como shows e espetáculos teatrais.
“A gente queria expor essas pessoas a uma produção artística diferenciada e fazê-las vivenciar, durante uma tarde, essa experiência cultural”, explicou Dillo.
Com a crise sanitária e as normas de segurança adotadas por causa da pandemia de coronavírus, o evento precisou adequar-se a um novo formato, mantendo, entretanto, a mesma programação e acessibilidade.
As atrações da Praça Ativa contarão com tradução para a linguagem de sinais LIBRAS, e poderão ser acompanhadas por portadores de deficiência auditiva.
Marcando o Ritmo
Quem abre o evento é o mestre Juraci Moura. Ele é luthier, ritmista e, há mais de 10 anos, une consciência ambiental à música e à criação de instrumentos percussivos, que são confeccionados a partir da reciclagem de materiais, como sacos de cimento.
Juraci produz, ensina a fazer e a tocar, pandeiros, tambores e outros instrumentos de papel, que se tornam acessíveis, mais baratos e sustentáveis.
Além de reciclar esse descarte da indústria da construção civil, Juraci usa o papel em substituição às peles orgânicas dos animais, com as quais são tradicionalmente confeccionados esses instrumentos.
Teatro de Rua
Duas apresentações teatrais marcarão a Praça Ativa, com atrações de bonecos e mímicas que inspiram os primórdios da arte de representar no mundo.
O mestre Chico Simões vai agradar as crianças de todas as idades com seu mamulengo Presepada. Mamulengo é um fantoche típico do Nordeste brasileiro, que traz como temática a crítica social, manifestada nas interações do boneco com seu público.
Se você conhece o significado de “presepada” para os nordestinos, já sabe que pode esperar momentos de muita diversão e riso.
Riso e reflexão também é o que promete Abder Paz, ator brasiliense, mímico e educador, que, há mais de 10 anos, atua na ocupação Mercado Sul Vive, escrevendo a cena política e cultural de Taguatinga.
Não bastasse seu talento, Abder nasceu filho de Miqueias Paz e pôde aprender todas as nuances da mímica com esse professor, ator e grande mímico que fez essa arte reconhecida em Goiás e no Distrito Federal.
Você precisa fazer login para comentar.