Mostra homenageia ícones da resistência negra, originária e periférica

Publicado em

O Museu Nacional da República recebe a exposição Signos de resistência, bordas da memória, até 10 de setembro na galeria principal.

‌A cidade onde você mora te representa? Esse é o questionamento que o Coletivo Coletores, criado pelos artistas Toni Baptiste e Flávio Camargo, leva para o público. São mais de 250 obras (50 inéditas).

A exposição traz intervenções urbanas digitais, fotografias, projeções mapeadas, animações, pichações e instalações multimídia, que permitem que o público lance um olhar sobre os símbolos que representam luta e resistência.

Trata-se de um projeto que busca recontar a história do Brasil a partir de suas memórias apagadas, da violência física e racial, e da segregação.

‌“O Coletivo Coletores traz elementos que estão contidos no cotidiano de várias pessoas ligadas à resistência: a bandana, a flecha, a bala, o fogo. Os artistas usam uma linguagem poética e acolhedora para gerar reflexão, para que as pessoas olhem para os territórios e percebam se eles nos representam”, conta a curadora da mostra, Aline Ambrósio.

‌A mostra é organizada em seis núcleos. Na sessão Ícones da Resistência, figuras da resistência brasileira, pessoas negras, originárias e periféricas, são homenageadas.

Na ala Bandanas-Bandeiras, esses elementos identitários são apresentados em diferentes formatos, como fotografia, vídeo e instalação, demonstrando sua diversidade poética, política e estética.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

A nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos passou por atualização. O decreto foi assinado pelo presidente Lula. O texto regulamenta...

Mais Radar

Cerrado Jazz Festival abre inscrições para bandas locais

O Cerrado Jazz Festival está selecionando bandas para integrar o line-up...

Concurso de fotografia para mulheres recebe inscrições até 20 de julho

O concurso Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia vai selecionar 20...

Brasília Design Week 2025 segue em cartaz até 20 de julho

Com mais de 40 ações espalhadas em pontos estratégicos da cidade,...

Teatro Nacional abre as portas para visitas guiadas

Além da programação regular de espetáculos, o Teatro Nacional também recebe...

Festa junina do Colégio Militar Dom Pedro II valoriza cultura e integração

A Festa das Regiões do Colégio Militar Dom Pedro II será nos dias 6 e 7 de junho, com apresentações culturais e comidas típicas para celebrar a diversidade brasileira.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.