II Semana Distrital do Hip Hop se encerra com grandes homenagens na CLDF

Publicado em

Com Moção de Louvor e muita festa, foi assim o encerramento da II Semana Distrital do Hip Hop, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O projeto é idealizado pelo deputado Distrital Max Maciel (PSol). O parlamentar é responsável pelo fomento da cultura na Casa. 

Nesta quinta-feira (14), a festa de encerramento recebeu diversas personalidades da cultura. Dentre a programação, os presentes participaram de uma Sessão Solene e de um baile, que fechou o encontro com chave de ouro. 

Idealizador da Semana do Hip Hop, Max ressaltou que a II edição do evento traz a concretização de algumas ideias do ano anterior. A primeira Semana trouxe toda a política do hip hop, que primeiro seria reconhecer a cultura como patrimônio cultural imaterial no DF.

“A gente chega nessa edição com a Semana Distrital reconhecida, com o edital focado nas batalhas e com o plano que implementa o hip hop nas escolas de forma lúdica e pedagógica. Tudo isso reafirma o hip hop como um elemento importante nesse contexto”, destaca o distrital.

Ele ainda frisa que o objetivo dessa inclusão é fazer com que o hip hop faça parte da grade curricular das instituições de ensino e do projeto pedagógico. O parlamentar, formado em pedagogia, entende que o hip hop precisa ser visto como uma cultura viva e educativa na sociedade.

Durante a Semana, o público contou com apresentações de break, batalhas de rimas e oficinas de grafite. Além de Max, o deputado distrital Fábio Félix marcou presença e falou sobre a relevância de eventos como esse na CLDF.

O Deputado Distrital Fábio Félix falou sobre a importância de eventos culturais periféricos em uma Casa Legislativa. Ele ressaltou que o Hip Hip pode contar com o seu apoio e parceria.

A programação traz a exposição “PESO – Caminhos do Rap do DF”, no foyer do plenário, que apresenta o panorama histórico e a importância do rap na construção da identidade do DF. A mostra fica disponível até 22 de novembro.

Além de palestras sobre gestão de carreiras artísticas, a programação incluiu uma audiência pública que debateu o combate à criminalização das batalhas de rimas. 

Dentre os artistas presentes, a cerimônia recebeu o grafiteiro Rivas, o rapper Mury, integrante do grupo Subconsciente, Heitor Valente e outros diversos representantes das quebradas do DF.

O cantor Lupper, um dos homenageados da noite, ressaltou que “participar do momento foi de extrema importância, porque o hip hop é muito forte em Brasília e no entorno. Foi a primeira vez que eu tive oportunidade de participar, e achei tudo muito bem organizado”.

A festa de encerramento contou com a apresentação de diversos artistas do DF. (Eurico Eduardo/Agência CLDF)

HIP HOP NA CLDF 

Em 2024, o Hip Hop completou 51 anos. A lei nº 7.274, de autoria do deputado distrital Max Maciel declara o hip hop como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal. A Semana do Hip Hop acontece no período em que é comemorado o Dia Mundial do Hip Hop, no dia 12 de novembro.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Público pode retirar ingressos para o Brasília Fitness Open

Está aberta a retirada de ingressos para o Brasília Fitness Open...

Painel de grafiteiros dá cara nova à passagem subterrânea da Asa Norte

A passagem subterrânea da 103/104 Norte ganhou vida no ultimo mês...

Exposição em Brasília celebra 50 anos do Dicionário Aurélio

Brasília recebe, pela primeira vez, parte do acervo de Aurélio Buarque...

Autódromo de Brasília vai funcionar como arena multiúso

Além de ser um equipamento público de competições automobilísticas, o Autódromo...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.