Hip Hop nas Escolas tem objetivo de implementar a cultura na grade escolar

Publicado em

Com o objetivo de implementar a cultura na grade escolar, o Hip Hop nas Escolas faz parte de um dos projeto do deputado distrital Max Maciel (Psol). O intuito é destinar recursos para as escolas que querem ter na grade, as atividades pedagógicas do hip hop.

Com inscrições abertas até 19 de setembro, o novo edital vai selecionar projetos que promovam a cultura Hip Hop em escolas públicas do Distrito Federal. Podem enviar ideias pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e Microempreendedores Individuais (MEI).

Enquanto idealizador do projeto, Max destaca que a proposta surge como um fator pedagógico e de transformação. Além disso, ele ressalta que o hip hop está totalmente ligado à educação e pode ser inserido na grade de várias formas.

“Ele pode ser implementado na língua portuguesa, como rima, paródia, verso ou proza. Da para inserir em uma série de temas. O grafite também pode ser usado na arte, destacando a mistura e ordem das cores. A química, matemática e a física também estão relacionadas às vertentes do hip hop”, explica Max, que também é pedagogo.

Serão selecionadas 12 propostas para ser executadas nas escolas, no próximo ano. A ideia principal não é fazer com que os participantes se tornem artistas, mas sim usar o hip hop como instrumento de ensino-aprendizagem, segundo Max.

Como um fomentador do hip hop na CLDF, Max frisa que a cultura não é para todo mundo, e sim para uma parcela da juventude. “Talvez esse grupo não consiga entender o que o professor ensina de forma tradicional, mas por meio do hip hop ele consegue compreender de maneira mais proveitosa”.

Até o momento, foram realizados dois projetos pilotos, no ano passado. Esse edital vai funcionar como uma espécie de teste, para saber o que pode ser melhorado nas próximas edições. Dentre as atividades que podem ser realizadas estão oficinas, saraus, palestras e outros projetos envolvendo os elementos do hip hop.

Semana do Hip Hop

A Semana do Hip Hop é realizada no mês de novembro, quando se comemora o dia internacional da cultura. O evento é realizado na Câmara Legislativa, desde 2023, e traz algumas novidades para a 3ª edição.

Neste ano, terão alguns debates sobre a legislação, e também terá interação das escolas na Casa legislativa, além de um tempo maior de celebração. Desta vez, a Semana do Hip Hop acontece entre os dias 12 a 19 de novembro.

Segundo Max Maciel, também idealizador do evento, um dos diferenciais será a programação voltada para as mulheres do hip hop. Um dos objetivos é expandir o cronograma também para fora da CLDF.

“Nós queremos que os representantes do Hip Hop nas comunidades, assim como a própria Secretaria de Cultura, mantenha as atividades também fora da Câmara, assim como qualquer outra data oficial”, ressalta o parlamentar.

Além das novidades, serão mantidas as exposições, as seções solenes e as apresentações semanais, como nas edições anteriores.

Patrimônio cultural imaterial

A Lei n. 7.274/2023 declara o Hip Hop como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal. Além disso, o Decreto n. 11.784/2023 dispõe sobre as diretrizes nacionais para as ações de valorização e fomento da cultura hip hop.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Trânsito do DF terá semáforos inteligentes em cruzamentos

O Trânsito do Distrito Federal terá semáforos inteligentes em 470 cruzamentos, em 2026. Os equipamentos vão utilizar câmeras que operam com controle de tráfego em...

Mais Radar

Público pode retirar ingressos para o Brasília Fitness Open

Está aberta a retirada de ingressos para o Brasília Fitness Open...

Painel de grafiteiros dá cara nova à passagem subterrânea da Asa Norte

A passagem subterrânea da 103/104 Norte ganhou vida no ultimo mês...

Exposição em Brasília celebra 50 anos do Dicionário Aurélio

Brasília recebe, pela primeira vez, parte do acervo de Aurélio Buarque...

Autódromo de Brasília vai funcionar como arena multiúso

Além de ser um equipamento público de competições automobilísticas, o Autódromo...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.