A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) realizou a primeira reunião do grupo de trabalho (GT), instituído em 9 de maio, para a elaboração de políticas públicas das mulheres no hip-hop.
O projeto é formado por 11 integrantes; três representantes da SMDF e oito mulheres ligadas à cultura do hip-hop no DF.
A ideia é elaborar e executar ações e apresentar propostas para promover o público feminino do Distrito Federal e valorizar a cultura periférica. Durante a reunião, foram discutidos os desafios enfrentados pelas mulheres no hip-hop e as estratégias para superá-los.
O grupo vai realizar workshops, ações e palestras para promover a inclusão e o empoderamento das artistas por meio dessa cultura. As atividades visam o desenvolvimento artístico e o fortalecimento da autoestima e a criação de redes de apoio e solidariedade entre as participantes.
“O hip-hop tem sido uma ferramenta poderosa de expressão e transformação social, e as mulheres têm desempenhado um papel crucial nesse cenário. Nosso objetivo é criar políticas que não apenas reconheçam, mas também incentivem e promovam a participação feminina no hip-hop”, afirmou a subsecretária de Ações Temáticas e Participação Política, Dayanne Timóteo.