Grupo de teatro de bonecos forma professores da rede pública do DF

Publicado em

O projeto Mamulengo visita escolas do Distrito Federal retratando a cultura nordestina por meio de fantoches. A ideia do professor de literatura Chico Simões, de 62 anos, busca, por meio da oficina formativa para professores, fortalecer a difusão do teatro popular de bonecos nas instituições de ensino.

Cada colégio visitado pelo projeto recebe o Kit Educativo Brincante, contendo uma mala com dez bonecos, um estandarte de cena e uma barraca teatral em tamanho infantil. Além disso, O Mamulengo vai à Escola presenteia a comunidade escolar com uma apresentação do Mamulengo Presepada.

A oficina formativa dura três horas e aborda o conceito e a história do teatro popular de bonecos no Brasil e no mundo; o contexto histórico-social; técnicas e particularidades regionais; e jogos dramáticos com bonecos.

A primeira instituição a receber o projeto foi a Escola Classe 2, no Riacho Fundo. O idealizador conta que quando informou às crianças que iria deixar uma mala com bonecos e a barraca, a reação foi emocionante. “Tiveram aquele desejo de brincar e ter pertencimento a essa cultura, até porque se identificam com esses personagens”, relata o artista.

Segundo o professor, os alunos vibram com os personagens, como o vaqueiro Benedito, que vem do Nordeste e procura emprego em Brasília, assim como Margarida Flor da Vida, que está grávida e quer saber se tem posto de saúde na cidade. “Pergunto se tem posto de saúde para ela e uma vaga na escola para o filho, e o público vai respondendo para mim e interagindo com os bonecos”, explica Chico.

Os educadores que participarem do projeto vão conhecer dez bonecos de luva que representam os principais personagens do teatro popular de bonecos. A Margarida Flor da Vida, boneca grávida que tem a barriga removível, e o marido dela, vaqueiro Benedito, acompanhados da Burrinha Lamparina e do bebê Baltazar estão entre eles.

O Mamulengo vai à Escola é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). As escolas atendidas também ganham uma cartilha educativa impressa e em braille para deficientes visuais.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Público pode retirar ingressos para o Brasília Fitness Open

Está aberta a retirada de ingressos para o Brasília Fitness Open...

Painel de grafiteiros dá cara nova à passagem subterrânea da Asa Norte

A passagem subterrânea da 103/104 Norte ganhou vida no ultimo mês...

Exposição em Brasília celebra 50 anos do Dicionário Aurélio

Brasília recebe, pela primeira vez, parte do acervo de Aurélio Buarque...

Autódromo de Brasília vai funcionar como arena multiúso

Além de ser um equipamento público de competições automobilísticas, o Autódromo...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.