O projeto Mamulengo visita escolas do Distrito Federal retratando a cultura nordestina por meio de fantoches. A ideia do professor de literatura Chico Simões, de 62 anos, busca, por meio da oficina formativa para professores, fortalecer a difusão do teatro popular de bonecos nas instituições de ensino.
Cada colégio visitado pelo projeto recebe o Kit Educativo Brincante, contendo uma mala com dez bonecos, um estandarte de cena e uma barraca teatral em tamanho infantil. Além disso, O Mamulengo vai à Escola presenteia a comunidade escolar com uma apresentação do Mamulengo Presepada.
A oficina formativa dura três horas e aborda o conceito e a história do teatro popular de bonecos no Brasil e no mundo; o contexto histórico-social; técnicas e particularidades regionais; e jogos dramáticos com bonecos.
A primeira instituição a receber o projeto foi a Escola Classe 2, no Riacho Fundo. O idealizador conta que quando informou às crianças que iria deixar uma mala com bonecos e a barraca, a reação foi emocionante. “Tiveram aquele desejo de brincar e ter pertencimento a essa cultura, até porque se identificam com esses personagens”, relata o artista.
Segundo o professor, os alunos vibram com os personagens, como o vaqueiro Benedito, que vem do Nordeste e procura emprego em Brasília, assim como Margarida Flor da Vida, que está grávida e quer saber se tem posto de saúde na cidade. “Pergunto se tem posto de saúde para ela e uma vaga na escola para o filho, e o público vai respondendo para mim e interagindo com os bonecos”, explica Chico.
Os educadores que participarem do projeto vão conhecer dez bonecos de luva que representam os principais personagens do teatro popular de bonecos. A Margarida Flor da Vida, boneca grávida que tem a barriga removível, e o marido dela, vaqueiro Benedito, acompanhados da Burrinha Lamparina e do bebê Baltazar estão entre eles.
O Mamulengo vai à Escola é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). As escolas atendidas também ganham uma cartilha educativa impressa e em braille para deficientes visuais.