Filme “A invenção do outro” vence o Festival de Brasília do Cinema

Publicado em

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro divulgou os vencedores da 55ª edição nesse domingo (20), no Cine Brasília. O longa “A invenção do outro” ficou em primeiro lugar na Mostra Competitiva Nacional.

O diretor do filme campeão, Bruno Jorge destaca que a grande importância é o afeto. “Ganhar esse prêmio é um abraço e uma forma de reconhecimento. Porém, o mais importante é que isso ajuda, de certa forma, que o filme possa circular e dialogar com outras plateias. Essa é a grande consequência disso tudo”.

Na categoria Melhor Curta-metragem, quem levou o prêmio foi “Escasso”. “É muito bom ganhar, mas acho que o reconhecimento desse trabalho vai vir mais ao longo dos anos, entendendo qual será a reverberação dele”, contam as diretoras da obra, Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles.

O prêmio de melhor roteiro, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhor atriz e melhor ator coadjuvante foi para Mato seco em chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta. No mesmo filme, Lea Alves e Joana Darc dividiram o prêmio de melhor atriz.

Representando o Sol Nascente, elas agradeceram aos diretores e dedicaram o prêmio a toda a equipe.

“Estou representando as mulheres, que têm força, as mulheres negras, no dia da Consciência Negra, e o Sol Nascente, Ceilândia, em si”, diz Lea Alves sobre sua primeira atuação profissional.

Entre os curtas da Mostra Competitiva, Calunga Maior foi o destaque da noite. O filme saiu com 5 Candangos, incluindo Júri Popular e o prêmio especial Zózimo Bulbul.

A premiação, comandada pelas atrizes Bárbara Colen e Dandara Pagu, foi transmitida ao vivo pelo canal do Festival de Brasília no Youtube.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Público pode retirar ingressos para o Brasília Fitness Open

Está aberta a retirada de ingressos para o Brasília Fitness Open...

Painel de grafiteiros dá cara nova à passagem subterrânea da Asa Norte

A passagem subterrânea da 103/104 Norte ganhou vida no ultimo mês...

Exposição em Brasília celebra 50 anos do Dicionário Aurélio

Brasília recebe, pela primeira vez, parte do acervo de Aurélio Buarque...

Autódromo de Brasília vai funcionar como arena multiúso

Além de ser um equipamento público de competições automobilísticas, o Autódromo...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.