O “Festival de Cinema Acessível Kids” acontece pela primeira vez em Brasília com sessões gratuitas para crianças com deficiência visual, auditiva e intelectual.
Nesta quarta-feira (28), o projeto exibe duas sessões do filme “Malévola”, às 9h e às 14h, no Instituto Legislativo Brasileiro. A sala tem capacidade para 148 pessoas. Basta se inscrever no email [email protected], para participar.
Os visitantes contam com três tecnologias de acessibilidade, dentre elas, audiodescrição, libras e legenda descritiva.
Educadores também podem contar com uma oficina que acontece na na quinta-feira (29). No encontro, serão abordados temas sobre acolhimento de alunos, das 8h às 16h.
O PROJETO
O projeto foi idealizado há oito anos, pelo empreendedor e musicista Sidnei Schames, no Rio Grande do Sul. O festival já foi assistido por cerca de 18,9 mil pessoas, em 36 cidades, nas versões adulto e infantil.
Foram 32 mostras no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina, uma em São Paulo e uma no Rio Grande do Norte. No total, foram 100 apresentações presenciais e, em 2021, quatro online.
Os filmes têm audiodescrição das cenas para quem não enxerga, janela de libras para quem não ouve, e legendas descritivas para quem não sabe Libras.
“Para chegar às telas de cinema com toda a acessibilidade necessária, tudo é gravado em estúdio. É preciso tecnologia e muita sensibilidade”, conta o produtor Schames.
SERVIÇO
Data: Quarta (28) e Quinta (29)
Hora: 9h e 14h
Local: Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães Brasília (Ed. Senador Ronaldo Cunha Lima, Via N2, bloco 2)
Entrata gratuita pelo email e-mail [email protected]