É NATAL! Orquestra sinfônica VGMus em clima natalino no estacionamento da Caixa Cultural Brasília

Publicado em

 

orquestravgmus2-foto-adlamarques-800x533Imagina jogar videogame com uma plateia assistindo e uma orquestra tocando em tempo real? Tem que fazer bonito e, ao vivo, afinal os músicos da VGMus (orquestra cujo nome faz analogia a videogame e música) entram no clima dos jogadores e ralentam ou até aceleram a trilha sonora de acordo com o desempenho do jogador. Agora com sua formação completa, com 44 instrumentistas e produtores, e um coral com 36 pessoas, a orquestra brasiliense VGMus realizará um concerto especial nesta sexta-feira (23 de dezembro), às 20h, no estacionamento da Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul).

barra-radar

letra-a apresentação gratuita faz parte da programação Um Sonho de Natal Caixa que, até o dia 6 de janeiro, vai ocupar o estacionamento do centro cultural da Caixa com uma programação de qualidade, sempre de segunda a sexta. Uma bela homenagem às festas de fim de ano.

VGMus vestida de Papai Noel

Para o evento que antecede as comemorações natalinas, a VGMus pretende novamente surpreender. Com um repertório de oito músicas, a equipe vai entrar no mundo da saga Star Wars, do querido bruxinho Harry Potter, do espião 007, além de trilhas de videogames, que vão do clássico encanador Super Mario, passando por Skyrim. A noite inclui um especial natalino e outras surpresinhas que serão reveladas apenas na hora.

Sob a regência do maestro brasiliense Felipe Ayala, a orquestra ainda promoverá as habituais brincadeiras interativas coordenadas pelo mestre de cerimônia Miron de Lelis. “A cada concerto propomos uma dinâmica diferencial. Já entrei no escuro e interagi com os músicos na hora, já chamei a plateia pra jogar. Os instrumentistas entram no clima e a plateia também. Nesta apresentação, com certeza, faremos algo inusitado. Mas só quem for assistir vai saber”, conta Miron de Lelis, empolgado.

Também idealizador da VGMus, o maestro Felipe Ayala adianta. “Queremos captar este clima natalino e também fazer nosso concerto, que destaca estes ícones do entretenimento. Séries, filmes e jogos eletrônicos fazem parte da nossa pegada. Afinal, os gamers e amantes só ouvem as trilhas dos jogos quando ligam a televisão para jogar. Que tal, ouvir ao vivo e, claro, jogar?”, convida.

Sobre a VGMus

Formada por instrumentistas independentes, a maioria com origem ou formação na Universidade de Brasília (UnB), a VGMus nasceu em 2012 com a ideia de arranjar e executar composições musicais de jogos eletrônicos, filmes e séries. O grupo é formado nos moldes de uma orquestra clássica, contando com naipes de cordas, sopros, metais, piano, e banda base: guitarra, baixo elétrico, bateria e teclado (sintetizador).

Com um repertório amplo e apresentações audiovisuais que envolvem projeções e videogames jogados ao vivo, a VGMus tem no seu currículo apresentações memoráveis, como o concerto realizado no SBGames 2012 (o maior simpósio de videogames da América Latina), no FiArt (Festival internacional de Arte e Tecnologia), Video Game Show (Evento itinerante e museu gamer remanescente no DF), na Caixa Cultural, no Clube do Choro, além de várias apresentações de cunho acadêmico na UnB.

São quatro anos de orquestra sob a regência do maestro Felipe Ayala. A organização técnica é de Luiggi Reffatti, Manoela Neves, Miron de Lelis e Renan Ventura.

Serviço:

VGMus – Um Sonho de Natal Caixa – Sexta-feira (23 de dezembro)

Local: Estacionamento da Caixa Cultural Brasília (SBS QD 4)

Horário: 20h

Entrada franca

Informações: 3206-9448

Classificação livre.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha

Polícia Civil pede à Justiça a apreensão do passaporte de adolescente investigado pela morte do cão Orelha, na Praia Brava. Medida busca impedir saída do país enquanto MP e polícia divergem sobre novos rumos da investigação.

Mais Radar

Programação do DF Folia 2026 conta com recursos de R$ 10 milhões

O DF Folia 2026 promete transformar o Distrito Federal em um...

Programa Conexão Cultura DF é regulamentado

O programa Conexão Cultura DF foi regulamentado pela Secretaria de Cultura...

Curso Internacional de Verão da Escola de Música abre temporada

A Escola de Música de Brasília (EMB) inaugurou oficialmente a 47ª...

Programa de fidelidade valoriza o público e amplia acesso ao Cine Brasília

Como forma de fortalecer o vínculo com o público, o Cine...

Baile do Brooklyn agita Ceilândia neste domingo (11)

Ceilândia recebe o Baile do Brooklyn neste domingo (11), com o...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.