De 22 a 26 de maio, Brasília se transformará na capital da cachaça. A cidade receberá a primeira Edição do Festival da Cachaça de Brasília.
O evento reunirá expositores dos principais rótulos do produto, além de oferecer workshops, gastronomia e muita música.
O cantor e compositor Renato Teixeira é um dos destaques da programação cultural. A entrada é gratuita.
A Arena Mané Garrincha foi o local escolhido para o evento, que acontecerá no complexo do Mané Mercado.
Os estandes serão montados no estacionamento do espaço, que funcionará como polo gastronômico da festa.
O Festival da Cachaça de Brasília reunirá mais de 200 rótulos, de 48 expositores de 12 estados mais o Distrito Federal.
Além de conhecer um pouco mais sobre a história e produção da bebida mais tradicional do Brasil, o público também poderá degustar as cachaças e participar de workshops com especialistas do setor.
“Mais que um evento para apreciadores de cachaça, é uma oportunidade para conhecer um pouco mais da história desse produto mundialmente admirado, que reunirá música, gastronomia e cultura”, destaca Edilane Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI), responsável pelo evento.
Considerada a bebida mais tradicional do país, o mercado da cachaça tem se diversificado e apresentou crescimento considerável na capital do Brasil.
De acordo com a Associação Cachaça de Brasília, o faturamento com o produto foi de R$ 3 milhões, em 2023.
Programação – A programação musical é outro ponto alto do Festival da Cachaça de Brasília, que reunirá clássicos da música regional, samba, sertanejo e chorinho.
Gilberto e Gilmar, Karika, Leandro Kato, Renato Teixeira e Rick e Rangel estão entre os artistas que subirão ao palco.
O público também poderá participar de oficinas sobre “Desafios do mercado da cachaça”, “Como beber cachaça”, “Blend Experience” e “Coquetelaria com cachaça”.
O evento contará com aulas de coquetelaria e gastronomia e os participantes ajudarão a escolher o melhor petisco produzido com a bebida.
Além dos restaurantes do complexo Mané Mercado, o Brasis Ateliê Gastronômico, casa comandada pela chef Di Oliveira, completará as opções de culinária do evento. Já o bar de drinks, será assinado pela chef Raquel Amaral.
O Festival da Cachaça de Brasília é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração (IBI), em parceria com a Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia.