Costelaria Gaúcha: Saiba tudo sobre o novo restaurante que atrai Brasília

Publicado em

Quem passa pela via que liga a Ponte JK à Praça dos Três Poderes, chama atenção uma estilizada fazendinha dos pampas, encravada no Trecho 2 do Setor de Clubes Esportivos Sul, na mesma área da Fundação de Rotarianos de Brasília.

A três quilômetros do Congresso Nacional, a Costelaria Gaúcha, inaugurada na virada do ano de 2022, para um grupo de seletos convidados, marcou o início das atividades gastronômicas e culturais, tipica do Rio Grande do Sul, aberta ao público na capital federal.

A Costelaria funciona de terça a sábado para almoço e janta. No domingo apenas para almoço.

Gilberto Zortéa, gaúcho de 45 anos, nascido em Erechim, assa carne desde os 21 anos.

Vestido a caráter por uma pilcha campeira (bombacha, camisa, colete, bota, cinto, chapéu, lenço e faca na cintura), Zortéa disse que a Costelaria Gaúcha é a realização do sonho de um adolescente que saiu da roça, e conseguiu unir suas duas paixões: a culinária e a vida rural como um estancieiro dos pampas.

Para quem chega na Costelaria Gaúcha, a sensação é de estar em uma fazendinha com curral de animais, lago com cisne negros, marrecos pompom e até uma capela, ambiente típicos das estâncias gaúchas, fincada em plena capital federal.

Ao contrário de outras churrascarias, que usam de tecnologias para facilitar a queima da carne, a Costelaria Gaúcha, segundo Gilberto Zortéa, faz questão de preservar o método original, feito na brasa, como os Sete Povos faziam no século XVII, nas região das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul.

Além da costela bovina, feita no fogo de chão, o restaurante apresenta um farto acompanhamento com salada de batata com maionese, arroz de costela, feijão-tropeiro, farofa, vinagrete e mandioca cozida, com frutas, lentilhas e leitão.

O ambiente da Costelaria Gaúcha, esbanja a boa música riograndense, apresentação de danças como chimarrita e chula, além do estilo country e sertanejo.

O restaurante possui um amplo estacionamento, além de ambientes confortáveis e tratamento especial para a sua clientela.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC) podem ser feitas até sexta-feira (29). Os interessados...

Mais Radar

Brasília recebe a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece em 27 cidades,...

Expo Favela reúne empreendedores para promover economia criativa do DF

No último fim de semana, o Sesi Lab recebeu a segunda...

Sesc-DF traz teatro e dança em agenda cultural imperdível

Festival no Teatro Paulo Autran e aulas de dança no Sesc Presidente Dutra são destaques; programação repleta de opções gratuitas.

Planetário de Brasília promove palestras gratuitas de astronomia

O Planetário de Brasília receberá nos dias 16 e 19 de...

Dia da Consciência Negra tem programação gratuita na Torre

Com três dias de programação gratuita, o feriado do Dia da...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação