A 1º edição do espetáculo imersivo Ínsita, atração realizada inteiramente por mulheres da capital Federal, acontece entre 18 e 19 de março. O evento gratuito acontece no Centro de Dança do DF, no Setor de Autarquias Norte.
Com três únicas apresentações, a mostra promove um encontro “sensível” entre público e arte em apresentações teatrais, de forma dinâmica.
A ideia é “oferecer às mulheres uma experiência estimulante sobre a expressividade do corpo e colocar em cena a oportunidade para elas se desafiarem”, é o que diz a idealizadora do projeto, Cleani Marques Calazans, de 44 anos.
O espetáculo é fruto de um sonho que a artista tinha em unir arte, natureza e ajudar mulheres a reconquistarem a autoestima. Essa é uma extensão do Projeto Mulher Árvore, da mesma autora.
“O corpo não é apenas físico, mas sim a totalidade da experiência humana. Ele se expressa ao mundo pelo movimento e é um canal para a dança que comporta os ritmos, os silêncios, as paixões, os valores, os sentidos e as percepções. A dança”, diz Cleani.
O espetáculo é composto por donas de casa, professoras, artesãs, costureiras, vendedoras, geógrafas e mães que “nunca haviam vivenciado uma experiência artística em cena”. O trabalho é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (FAC/DF).