Expoentes da Tropicália, dois dos maiores compositores da história da Música Popular Brasileira e artistas de grande sucesso de público e crítica, Caetano Veloso e Gilberto Gil celebram 50 anos de carreira com show neste sábado (3) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O espetáculo já passou por cidades europeias como Londres, Paris, Barcelona, Milão, Lisboa, Amsterdã, Bruxelas e Montreux.
A turnê “Dois amigos, um século de música” revisita a trajetória dos artistas desde os anos 1960 até os mais recentes trabalhos. Eles se apresentam em show apenas com voz e violão. As entradas podem ser adquiridos pela internet ou na Central de Ingressos do Brasília Shopping.
Em julho, eles subiram juntos ao palco da 49ª edição do Festival de Montreaux. O repertório teve canções como “Back in Bahia”, “Tropicália”, “Marginália”, “Terra”, “É luxo só”, “Sampa” e “Desde que o samba é samba”.
Gil e Caetano se conheceram na famosa rua Chile, no centro de Salvador, no início dos anos 1960. Dos primeiros shows no Teatro Vila Velha, na capital baiana, até as apresentações nos grandes centros e o surgimento da Tropicália, foi um pulo. Os artistas se notabilizaram como símbolo musical de resistência à ditadura militar a partir de 1964 e se tornaram dois dos mais bem sucedidos nomes da MPB.
O espetáculo celebra os 50 anos de carreira dos músicos e já passou por cidades europeias como Londres, Paris, Barcelona, Milão, Lisboa, Amsterdã, Bruxelas e Montreux.
Em 1993, a dupla gravou o álbum “Tropicália 2”, que celebrou os 25 anos do lançamento de “Tropicalia ou panis et circencis”, disco de 1968 com participação de nomes como Os Mutantes, Gal Costa, Nara Leão e Tom Zé e considerado um dos principais trabalhos fonográficos da música brasileiras. O disco “Tropicália 2” rendeu sucessos radiofônicos, como “Haiti” e “Nossa gente”. Como resultado do CD, Caetano e Gil realizaram a turnê “Tropicália Duo’.
Os artistas sempre receberam convites para uma nova turnê conjunta desde então. Nos últimos 20 anos, cada um continuou na ativa com seus trabalhos solo. Gil gravou álbuns como “Acústico”, “Quanta”, “Kaya n’gan daya” e “Fé na festa”. Caetano lançou “Fina estampa”, “Livro”, “Cê” e “Abraçaço”, entre outros.
Em 2012, os dois estiveram juntos em um projeto musical que contou com a participação da cantora Ivete Sangalo. “Ivete, Gil e Caetano” reunia composições de sucesso como “A novidade”, “Tigresa”, A luz de Tieta”, “Drão”, “Se eu não te amasse tanto assim”, “Dom de iludir” e “Você é linda”.
A turnê “Dois amigos, um século de música” tem início no país com uma temporada entre 20 e 23 de agosto, em São Paulo. A dupla ainda passa por Curitiba (26), Porto Alegre (28) e Belo Horizonte (26 de setembro) antes de desembarcar em Brasília.
Depois da capital, os músicos seguem para o Rio de Janeiro, onde se apresentam em 16 e 17 de outubro. O encerramento está previsto para 28 de novembro, em Salvador.
Postado por Radar/ Fonte: G1