O Boi de Morros apresentará o maior espetáculo cultural do país na Casa do Maranhão na próxima terça-feira (30), a partir das 20 horas.
Um dos maiores grupos tradicionais de bumba-meu-boi de orquestra do Maranhão, que se encontra no Rio de Janeiro, chega a Brasília para comemorar 50 anos de existência.
O grupo surgiu em Morros, cidade da região do Munim. De lá ganhou o mundo se apresentando nos festivais internacionais representando o Maranhão e avaliado na Europa e na Ásia com um dos cinco melhores grupo folclórico do país.
O espetáculo da próxima terça-feira será um grande presente para a comunidade maranhense estabelecida em Brasília, que deve marcar presença na Casa do Maranhão, santuário da cultura maranhense, localizada na 914 Sul.
Será uma explosão de cores, ritmos e danças coreografadas por um corpo de baile que mistura beleza, dramatização e religiosidade da história do bumba-meu-boi do Maranhão.
O selo lançado em evento patrocinado pelo Sebrae no Rio de Janeiro neste sábado (27), no Cristo Redentor, marca a trajetória cultural de 50 anos do Boi de Morros, tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão e do Brasil, além do título de reconhecimento da cultura universal outorgado pela Unesco.
Também se apresentarão no mesmo espaço o Boi de Teodoro de Sobradinho, sotaque da Baixada, e o tradicional Tambor de Criolas do Maranhão.
A entrada para a grande noite cultural dos maranhenses é franca, informou a presidente da Casa do Maranhão, Gilsa Souza.