O estudante Gabriel Batista foi premiado em seis categorias em um curta metragem autoral. A obra “Os Gabriel” ganhou como melhor filme, melhor roteiro, melhor atriz, melhor ator, melhor montagem e melhor fotografia.
O jovem cineasta de 15 anos é autista e aluno do 6º ano do CEF 01 de Planaltina, no Distrito Federal. O também roteirista e ator brilhou por meio do IV Festival de Curtas das Escolas Públicas de Planaltina.
O filme revela cinco de suas personalidades, segundo ele, “Gabriel normal”, “emo”, “empolgadão”, “bombado” e “neurótico”. A escola inscreveu três filmes e levou seis prêmios na cerimônia realizada no dia 20 de outubro.
O professor Marcus Martins é coordenador da TVcentrinho, projeto de audiovisual do CEF 01. Ele conta que a ideia do curta surgiu quando Gabriel o contou sua própria história. Gabriel, que gosta de atuar e já participava de peças teatrais em outra escola, viu ali uma oportunidade de realizar o filme.
Como tutor da obra, Marcus pensa em inscrever o curta em outros festivais. “Vamos tratar dos registros do filme nos órgãos competentes, para dar maior garantia ao sucesso”, conta o professor.
Gabriel diz que foi “uma beleza ganhar aquele troféu de ator. É muito bom pra mim, muito bom mesmo. Não sou o melhor de todos, mas isso foi perfeito”.
De acordo com o professor, Gabriel tem a compreensão de estar em cena atuando, percebe as diferenças entre palco, plateia e câmara, além de saber usar muito bem o caminho das lentes até o público.