​Proposta de Lei Orgânica da Cultura é enviada à Câmara Legislativa

Publicado em

culturaHoje (8) o setor cultural do DF comemorou, durante solenidade no Palácio do Buriti, o encaminhamento do projeto que configura a Lei Orgânica da Cultura (LOC) à Câmara Legislativa do Distrito Federal

barra-radar

Por Anna Cléa Maduro

Para o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, Prof. Reginaldo Veras (PDT), que acompanhou a elaboração do documento, a proposta foi construída democraticamente, de forma análoga ao Plano Distrital de Educação, e todos os setores foram ouvidos e expuseram suas posições e opiniões. O distrital e líder do bloco Sustentabilidade e Trabalho adiantou que trabalhará para garantir celeridade na votação do projeto.

veras“O encaminhamento da LOC para CLDF é um fator muito importante. Eu, em nome do bloco, adianto que faremos a interlocução com os demais parlamentares na tentativa desse Projeto ser aprovado o mais rápido possível”, destacou.

A Lei – A Lei Orgânica da Cultura congrega o Sistema de Arte e Cultura e o Plano de Cultura do Distrito Federal. Ela foi construída a partir de um trabalho colaborativo entre as lideranças culturais, o Poder Executivo e a sociedade civil. A participação popular ocorreu por meio de entrevistas, consultas populares e audiências públicas.

O Distrito Federal é uma das últimas unidades da federação a implantar um sistema de cultura. Segundo o Secretário de Estado de Cultura do DF, Guilherme Reis, a LOC fortalece e desburocratiza os mecanismos de gestão. “Com a participação popular percebemos algumas preocupações recorrentes e a desburocratização do financiamento à cultura no DF era uma delas”, frisou.

Fim do contingenciamento – Durante a solenidade, o deputado Prof. Reginaldo Veras falou sobre o cenário de instabilidade que o setor cultural vive em virtude da crise financeira. “Infelizmente tivemos que utilizar recursos do Fundo de Apoio à Cultura, em caráter emergencial, mas o setor não pode trabalhar com essa instabilidade”, lembrou.

O parlamentar pediu o apoio do Poder Executivo para a aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica que proíbe o contingenciamento do FAC (PELO 13). “Essa proposta garantirá que os projetos culturais, independentemente de Governo, se transformem em uma política de estado e tenha um aporte financeiro garantido”, afirmou Veras.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Reabertura do Autódromo de Brasília terá entrada gratuita

A reabertura do Autódromo de Brasília, programada para 30 de novembro com uma corrida da Stock Car, terá entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos...

Mais Radar

City Tour Cívico gratuito completa cinco meses e faz sucesso na capital

O City Tour Cívico completou cinco meses de operação e se...

Brasília desponta no turismo nacional como capital de grandes eventos

Brasília passou a ocupar um lugar de destino estratégico para grandes...

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro leva cultura para além do Plano Piloto

Nesta 58º edição, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está...

Fim de semana tem muita diversão no DF

O fim de semana em Brasília está cheio de opções para...

Com nova loja no Centro-Oeste, operadora reforça expansão móvel na região

O avanço das tecnologias de rede móvel segue em expansão no...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.