O candidato à presidência da OAB-DF, Everardo Gueiros, em uma nota ao portal Radar-DF, comentou os recentes pedidos de impugnação relacionados à subcomissão de heteroidentificação, esclarecendo que, em nenhum momento, questionou a autodeclaração dos candidatos.
Gueiros foi acusado de racismo por um candidato que pediu para cancelar sua candidatura.
Em nota enviada ao Radar DF, Gueiros esclarece que o pedido de impugnação tinha como objetivo unicamente a transparência no processo de autodeclaração.
Ele solicitou à subcomissão de heteroidentificação que divulgasse a lista de candidatos autodeclarados, mas não obteve resposta. Por isso, apresentou um pedido de impugnação do processo no dia 28.
Gueiros ressaltou que seu questionamento se dirigiu exclusivamente ao processo, e não aos candidatos ou chapas envolvidas.
Ele disse ter sido interpretado de forma equivocada como um ataque pessoal, o que gerou consequências negativas.
“O meu pedido de transparência, que deveria ser apoiado por todos os candidatos, tornou-se um instrumento de ataque contra mim”, disse.
Em sua nota, Gueiros enfatizou que seu posicionamento não foi a favor das cotas raciais, mas sim a favor da falta de transparência na lista de autodeclarados pretos e pardos.
De acordo com ele, o propósito da solicitação era assegurar que as cotas fossem empregadas adequadamente, assegurando o direito dos candidatos negros e pardos ao benefício.