Após dez meses afastada de seu cargo, a vereadora Neide Enfermeira retomou seu mandato na Câmara de Vereadores de Águas Lindas de Goiás.
Neide foi vítima de uma das maiores violências políticas já praticadas na cidade, protagonizada por 21 vereadores e pelo prefeito Lucas Antoniette.
A cassação de seu mandato, que ocorreu em 8 de novembro do ano passado, foi justificada pela base aliada do prefeito com a alegação de “quebra de decoro parlamentar”.
No entanto, o verdadeiro motivo por trás da cassação foi o fato de Neide estar cumprindo seu dever de fiscalizadora do dinheiro público.
Ela denunciou a existência de um suposto “quadrilhão”, envolvendo vereadores, secretários, advogados da prefeitura, licitações com suspeita de fraudes, além da omissão do prefeito Lucas Antoniette (MDB), que busca reeleição em 6 de outubro. VEJA AQUI
Neide, cuja bandeira é a defesa da mulher, o combate à violência e ao feminicídio, também denunciou o vereador Francisco Alves Craveiro, acusado de espancar a esposa.VEJA AQUI
A Justiça, por meio do juiz Felipe Morais Barbosa, da 2ª Vara Criminal de Águas Lindas, decretou medida protetiva em favor da vítima.
Outra denúncia que levou à cassação do mandato de Neide foi feita contra o presidente do legislativo, Everaldo Ramiro. Veja:
Ramiro foi flagrado em vídeo coagindo e ameaçando demitir funcionários da Câmara caso não votassem na reeleição do prefeito Lucas Antoniette.
Na última segunda-feira (12), a 1ª Turma da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, ao julgar o agravo de instrumento, determinou, por unanimidade, a reintegração imediata do mandato de Neide Enfermeira. VEJA AQUI
Os desembargadores Anderson Máximo de Holanda (Relator), Aureliano Albuquerque Amorim e Wilson Safatle Faiad votaram a favor da decisão.
Poder Judiciário também estipulou uma multa de R$ 1.000,00 à Câmara de Vereadores de Águas Lindas por cada dia de descumprimento da ordem.
Neide Enfermeira, que é candidata à reeleição, retorna ao seu posto com a promessa de continuar defendendo os interesses do povo de Águas Lindas e cumprindo seu papel de fiscalizadora do dinheiro público.