Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Michelle e Yvelônia enterram candidatura de Zéleso

Publicado em

A convenção do pré-candidato faz de contas do PL, José Antonio, mais conhecido como Zéleso, ocorrida nesta segunda-feira (05), teve cara de enterro com coroa de flores, onde beberam o defunto com cachaça e cerveja no “buteco do vira-copo” do bairro Céu Azul de Valparaíso de Goiás.

A deputada Leda com a brocha na mão pintando o “buteco do vira-copo” antes da convenção que reuniu alguns gatos-pingados

O que mais pesou para o fracasso da convenção do candidato José Antonio foi a bombástica declaração de apoio a pré-candidatura de Maria Yvelôniafeita por Michelle Bolsonaro, três dias antes da convenção do pré-candidato de Leda Borges. Veja:

 

Nem mesmo o senador Wilder Morais, presidente estadual do PL, partido de Zéleso, deu o ar das graças para acender vela no velório.

O que se sabe é que ele teria sido orientado por Michelle a não comparecer na convenção do candidato de Leda.

A situação foi tão vexatória e constrangedora que o próprio José Antonio se sentiu como  “madalena arrependida”.

Nos bastidores, ele se queixou de Yvelônia, a candidata que surgiu para mudar o jogo entre o compadre (Pábio Mossoró) e a comadre (Leda Borges) que se revesam há 16 anos no poder municipal e transformaram a Prefeitura em um  fabuloso”negócio”.

E quem é Maria Yvelânia que assusta as estruturas de poder de Valparaíso de Goiás?

Ela  atuou como secretária Nacional de Assistência Social do governo Bolsonaro e mantém fortes ligações com Michelle desde a campanha de 2022, quando integrou o time de mulheres conservadoras que percorreu o país em apoio à reeleição do então presidente Bolsonaro.

O apoio de Michelle, sustentada por Jair Bolsonaro por meio de um vídeo que viralizou nas redes sociais, chegou como uma espécie de desautorização de José Antonio, o Zéleso, de explorar a imagem do ex-presidente em seu material de campanha, como vem sendo feito pelo candidato patrocinado pela deputada federal Leda Borges do PSDB.

Até ontem, momentos antes da convenção para homologar oficialmente a candidatura de Zéleso a prefeito, a deputada Leda Borges foi incentivada grupo de apoiadores a substituir o candidato, mas preferiu ficar fora da disputa.

Leda sentiu ser tarde demais para assumir o lugar de Zéleso, o que poderia provocar um estrago na sua vida política, que contabiliza duas derrotas como candidata a prefeita de Valparaíso de Goiás nos últimos anos.

A manutenção de Zéleso, além do apoio declarado de Michelle Bolsonaro a Maria Yvelônia, causaram um estrago enorme na campanha do “menino da Leda” com a fuga de candidatos a vereadores que se viram em um caminho sem futuro e sem dinheiro para correr atrás do voto.

Por outro lado, a situação não está nada boa para o atual prefeito Pábio Mossoró (MDB), depois que foi flagrado por áudio e vídeo, em uma obra pública no bairro Céu Azul, pedindo votos para o seu candidato Cinquentinha.

Com isso, a candidatura do ex-secretário de obras de Valparaíso de Goiás pode ser impugnada pelo Ministério Público Eleitoral. Mas isso é outra história que a gente conta depois.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mudanças climáticas podem aumentar preços de alimentos ainda em 2024

Os eventos climáticos podem afetar os preços do varejo ainda em 2024, segundo a Companhia...

Mais Radar

Bolsonaro, Michelle, Yvelônia em carreata decisiva em Valparaíso

Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro participam de mega-carreata em Valparaíso de Goiás neste domingo (22), marcando presença no apoio decisivo à campanha de Maria Yvelônia, que se aproxima da reta final das eleições municipais.

Defuntos surgem das covas para assombrar candidato a prefeito de Valparaíso

Gaeco pede avanço em investigação contra candidato a prefeito de Valparaíso. José Antonio Ribeiro e servidores são suspeitos de corrupção e extorsão. Denúncia envolve propina em contratos de urnas funerárias exigida pela "máfia dos papas-defuntos" que agia dentro da prefeitura.

Daniel de Castro destaca frente partidária do DF em apoio a Yvelônia

O deputado Daniel de Castro (PP) destaca a importância das eleições nos municípios do Entorno para a integração com o DF. Ele defende o apoio político a candidaturas na região, vista como ponto de partida para o embate politico do DF em 2026.

Valparaíso: Caiado abandona Vinicius pra não se indispor com Bolsonaro

Após investida de Bolsonaro, o governador de Goias, Ronaldo Caiado, adota neutralidade na  disputa eleitoral de Valparaíso de Goiás, deixando "Cinquentinha", candidato de Pábio Mossoró, sem esperanças de se eleger prefeito. Maria Yvelônia pode vencer.

Disputa em Valparaíso: Yvelônia em empate técnico com Cinquentinha

Pesquisa do Instituto Phoenix aponta crescimento expressivo de Maria Yvelônia, que se torna a principal adversária de Marcus Vinícius após receber apoio declarado de Bolsonaro e Michelle.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»