Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Leda e Zéleso podem ser presos por debocharem da justiça

Publicado em

A deputada federal Leda Borges (PSDB) e seu candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, José Antonio, conhecido como Zéleso (PL), correm sérios riscos de prisão, multas e processos criminais por atos atentatórios às decisões da Justiça Eleitoral.

Também corre o mesmo risco de ser presa, a  Sued Haidar Nogueira, presidente da direção nacional do Partido da Mulher Brasileiro (PMB).

O juiz da 136ª Zona Eleitoral de Goiânia, Fernando Cesar Rodrigues, e o ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinaram que a executiva do Diretório Municipal do PMB de Valparaíso de Goiás seja mantida.

Eles impuseram uma multa de R$ 5 mil por dia ao Diretório Estadual e Nacional do PMB, caso a ordem judicial não seja cumprida.

Para atender uma “negociação” feita com a deputada Leda Borges, a direção estadual do PMB destituiu a Comissão Provisória do partido em Valparaíso, nomeada em março desse ano, dirigida por Elaine Alves das Neves e que estava na coligação partidária construída em apoio de Maria Yvelônia, candidata a prefeita de Valparaíso pelo Solidariedade.

No entanto, dois dias antes da convenção entre os dois partidos, Leda tomou a legenda com o apoio da Direção Estadual, descumprindo dessa forma uma determinação da Justiça Eleitoral.

O partido, tomado sem observância do processo legal, da ampla defesa e do contraditório, passou a integrar a coligação de apoio ao candidato Zéleso, mesmo após o juiz da 136ª Zona Eleitoral e o ministro Floriano de Azevedo Marques, do TSE, ordenarem a restituição da executiva da legenda em Valparaíso de Goiás.

Mesmo ciente da ordem judicial emitida pelo TSE e pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, a deputada apareceu ontem (16) em vídeo publicado nos grupos de WhatsApp de Valparaíso, para conturbar o processo eleitoral mesmo não sendo candidata a nada.

Em tom de deboche à justiça, Leda Borges diz no vídeo gravado enquanto diria, que o PMB segue na coligação do seu candidato Zéleso.

A clara afronta à Corte Eleitoral, pode acarretar enormes prejuízos aos 17 candidatos a vereador do PMB, devido à falsa informação. Veja:

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mudanças climáticas podem aumentar preços de alimentos ainda em 2024

Os eventos climáticos podem afetar os preços do varejo ainda em 2024, segundo a Companhia...

Mais Radar

Bolsonaro, Michelle, Yvelônia em carreata decisiva em Valparaíso

Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro participam de mega-carreata em Valparaíso de Goiás neste domingo (22), marcando presença no apoio decisivo à campanha de Maria Yvelônia, que se aproxima da reta final das eleições municipais.

Defuntos surgem das covas para assombrar candidato a prefeito de Valparaíso

Gaeco pede avanço em investigação contra candidato a prefeito de Valparaíso. José Antonio Ribeiro e servidores são suspeitos de corrupção e extorsão. Denúncia envolve propina em contratos de urnas funerárias exigida pela "máfia dos papas-defuntos" que agia dentro da prefeitura.

Daniel de Castro destaca frente partidária do DF em apoio a Yvelônia

O deputado Daniel de Castro (PP) destaca a importância das eleições nos municípios do Entorno para a integração com o DF. Ele defende o apoio político a candidaturas na região, vista como ponto de partida para o embate politico do DF em 2026.

Valparaíso: Caiado abandona Vinicius pra não se indispor com Bolsonaro

Após investida de Bolsonaro, o governador de Goias, Ronaldo Caiado, adota neutralidade na  disputa eleitoral de Valparaíso de Goiás, deixando "Cinquentinha", candidato de Pábio Mossoró, sem esperanças de se eleger prefeito. Maria Yvelônia pode vencer.

Disputa em Valparaíso: Yvelônia em empate técnico com Cinquentinha

Pesquisa do Instituto Phoenix aponta crescimento expressivo de Maria Yvelônia, que se torna a principal adversária de Marcus Vinícius após receber apoio declarado de Bolsonaro e Michelle.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»