Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Leda e Zéleso podem ser presos por debocharem da justiça

Publicado em

A deputada federal Leda Borges (PSDB) e seu candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, José Antonio, conhecido como Zéleso (PL), correm sérios riscos de prisão, multas e processos criminais por atos atentatórios às decisões da Justiça Eleitoral.

Também corre o mesmo risco de ser presa, a  Sued Haidar Nogueira, presidente da direção nacional do Partido da Mulher Brasileiro (PMB).

O juiz da 136ª Zona Eleitoral de Goiânia, Fernando Cesar Rodrigues, e o ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinaram que a executiva do Diretório Municipal do PMB de Valparaíso de Goiás seja mantida.

Eles impuseram uma multa de R$ 5 mil por dia ao Diretório Estadual e Nacional do PMB, caso a ordem judicial não seja cumprida.

Para atender uma “negociação” feita com a deputada Leda Borges, a direção estadual do PMB destituiu a Comissão Provisória do partido em Valparaíso, nomeada em março desse ano, dirigida por Elaine Alves das Neves e que estava na coligação partidária construída em apoio de Maria Yvelônia, candidata a prefeita de Valparaíso pelo Solidariedade.

No entanto, dois dias antes da convenção entre os dois partidos, Leda tomou a legenda com o apoio da Direção Estadual, descumprindo dessa forma uma determinação da Justiça Eleitoral.

O partido, tomado sem observância do processo legal, da ampla defesa e do contraditório, passou a integrar a coligação de apoio ao candidato Zéleso, mesmo após o juiz da 136ª Zona Eleitoral e o ministro Floriano de Azevedo Marques, do TSE, ordenarem a restituição da executiva da legenda em Valparaíso de Goiás.

Mesmo ciente da ordem judicial emitida pelo TSE e pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, a deputada apareceu ontem (16) em vídeo publicado nos grupos de WhatsApp de Valparaíso, para conturbar o processo eleitoral mesmo não sendo candidata a nada.

Em tom de deboche à justiça, Leda Borges diz no vídeo gravado enquanto diria, que o PMB segue na coligação do seu candidato Zéleso.

A clara afronta à Corte Eleitoral, pode acarretar enormes prejuízos aos 17 candidatos a vereador do PMB, devido à falsa informação. Veja:

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

DF oferece 1.233 vagas de emprego com estágio de até R$ 2,5 mil

As agências do trabalhador disponibilizam oportunidades para diversos níveis de escolaridade e experiência. O cadastro pode ser feito presencialmente ou pelo aplicativo Sine Fácil.

Mais Radar

Valparaíso: Yvelônia cresce na reta final e atrai ataques dos desesperados

Nem mesmo a criação de mentiras "plantadas" pelos adversários contra Maria Yvelônia pode intimidar a população de Valparaíso de Goiás que luta por mudanças. A candidata possui o maior apoio político e popular da história da cidade.

Cidades do Entorno prontas para as eleições municipais do próximo domingo

À véspera das Eleições Municipais de 2024, as cidades do Entorno do DF, com mais de 580 mil candidatos aptos, se preparam para escolher seus prefeitos e vereadores. Embora não tenha segundo turno na região, a disputa ser'a acirrada e contar'a com a forte influência de políticos brasilienses.

Disputa para prefeito de Valparaíso está entre Yvelônia e Marcus Vinícius

A candidata de Bolsonaro, desponta como favorita na acirrada disputa pela prefeitura de Valparaíso de Goiás. Com forte apoio popular e político, sua candidatura ganha força nos últimos dias antes das eleições. Ela agora enfrenta de igual para igual o candidato Marcus Vinicius, apoiado pelo prefeito Pábio Mossoró.

Surpreendente virada em Valparaíso torna Yvelônia a franco favorita

A visita de Jair Bolsonaro, Michele, Celina Leão e Damares Alves à campanha de Maria Yvelônia surpreende e altera a disputa pela prefeitura de Valparaíso.  A movimentação política promete redefinir o poder na cidade, que há duas décadas se concentra em dois grupos tradicionais.

Com Bolsonaro pedindo voto, Yvelônia pode vencer em Valparaíso

O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de mega carreata em Valparaíso de Goiás para apoiar a candidatura de Maria Yvelônia. Acompanhado por Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Celina Leão, o evento parou na cidade.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»