Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Caiado abandona Vinicius pra não se indispor com Bolsonaro

Publicado em

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), deve adotar uma postura de neutralidade na disputa eleitoral pela prefeitura de Valparaíso de Goiás, que está polarizada entre Marcus Vinicius (MDB) e a assistente social Maria Yvelônia (Solidariedade).

A decisão de Caiado de se afastar da campanha ocorre após a entrada de Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro no apoio a Yvelônia, com promessas de irem a Valparaíso para pedir votos pessoalmente aos eleitores.

O apoio do governador seria a última esperança de reverter a situação desfavorável que vive o grupo político liderado por Pábio Mossoró (MDB), atual prefeito do município.

Ele tenta eleger seu ex-secretário de obras, o advogado Marcus Vinicius, conhecido como Cinquentinha.

Durante o lançamento da campanha de Vinicius, tanto Caiado quanto seu vice-governador e presidente do MDB de Goiás, Daniel Vilela, estiveram presentes no evento.

No entanto, o compromisso de Caiado teria chegado ao fim, levando-o a adotar uma posição de neutralidade na disputa em Valparaíso.

Como é sabido, Ronaldo Caiado vem se articulando para uma possível candidatura à Presidência da República em 2026, com o apoio do bolsonarismo, caso Jair Bolsonaro esteja impedido de disputar a eleição até lá.

Nos bastidores, comenta-se que Bolsonaro está determinado a ajudar sua ex-secretária Nacional de Assistência Social e está investindo todos os seus esforços para eleger Maria Yvelônia.

Michelle e Bolsonaro chegaram a gravar um vídeo direcionado aos eleitores de Valparaíso, orientando o voto e prometendo participar de uma grande carreata/motociata na reta final da campanha de Yvelônia.

Segundo os caiadistas locais, a neutralidade de Caiado em Valparaíso é vista como uma estratégia vantajosa tanto para ele quanto para Daniel Vilela, candidato à reeleição e sucessão de Caiado no Palácio das Esmeraldas.

Essa posição garantiria apoio a ambos, independentemente do resultado da eleição de 6 de outubro no município, seja Yvelônia ou Cinquentinha o vencedor.

Mesmo que Caiado não seja candidato à Presidência da República, ele precisará das lideranças políticas que se destacarem nestas eleições municipais para assegurar seu retorno ao Senado.

Em recente entrevista, a candidata bolsonarista afirmou que, se eleita prefeita de Valparaíso, trabalhará para construir uma parceria política visando a reeleição de Daniel Vilela em 2026 e a consolidação de mais quatro anos no governo goiano.

“Vamos construir uma relação institucional com o governo do Estado, logo no primeiro dia de eleita, para que Valparaíso possa se desenvolver em infraestrutura, saúde, educação e segurança pública”, declarou Yvelônia.

Enquanto os ventos sopram forte a favor de Yvelônia, a candidatura de Cinquentinha enfrenta outro grande obstáculo.

Além de não contar mais com Caiado em sua campanha, o candidato de Pábio Mossoró estagnou, sem mais possibilidades de crescimento, vendo Yvelônia cada vez mais perto de ultrapassá-lo nas pesquisas de intenção de voto. Veja:

O resultado da pesquisa do Instituto Phoenix, divulgada ontem (2), foi recebido como um duro golpe para Cinquentinha.

O levantamento aponta um empate técnico entre Yvelônia e o emedebista, o que gerou desânimo no comitê de campanha, com apoiadores começando a abandonar o barco.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Programa mensal de castração GDF beneficiará 720 animais em fevereiro

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) abriu 720 vagas para a castração gratuita de...

Mais Radar

Valparaíso: Yvelônia cresce na reta final e atrai ataques dos desesperados

Nem mesmo a criação de mentiras "plantadas" pelos adversários contra Maria Yvelônia pode intimidar a população de Valparaíso de Goiás que luta por mudanças. A candidata possui o maior apoio político e popular da história da cidade.

Cidades do Entorno prontas para as eleições municipais do próximo domingo

À véspera das Eleições Municipais de 2024, as cidades do Entorno do DF, com mais de 580 mil candidatos aptos, se preparam para escolher seus prefeitos e vereadores. Embora não tenha segundo turno na região, a disputa ser'a acirrada e contar'a com a forte influência de políticos brasilienses.

Disputa para prefeito de Valparaíso está entre Yvelônia e Marcus Vinícius

A candidata de Bolsonaro, desponta como favorita na acirrada disputa pela prefeitura de Valparaíso de Goiás. Com forte apoio popular e político, sua candidatura ganha força nos últimos dias antes das eleições. Ela agora enfrenta de igual para igual o candidato Marcus Vinicius, apoiado pelo prefeito Pábio Mossoró.

Surpreendente virada em Valparaíso torna Yvelônia a franco favorita

A visita de Jair Bolsonaro, Michele, Celina Leão e Damares Alves à campanha de Maria Yvelônia surpreende e altera a disputa pela prefeitura de Valparaíso.  A movimentação política promete redefinir o poder na cidade, que há duas décadas se concentra em dois grupos tradicionais.

Com Bolsonaro pedindo voto, Yvelônia pode vencer em Valparaíso

O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de mega carreata em Valparaíso de Goiás para apoiar a candidatura de Maria Yvelônia. Acompanhado por Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Celina Leão, o evento parou na cidade.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação