Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Surpreendente virada em Valparaíso torna Yvelônia a franco favorita

Publicado em

A presença do ex-presidente Bolsonaro, Michele, da vice-governadora do Distrito Federal Celina Leão e da senadora Damares Alves na campanha de Maria Yvelônia vem causando um efeito surpreendente em Valparaíso de Goiás, desde o último domingo (22).

O principal adversário de Yvelônia, Marcus Vinicius (MDB), pode perder a disputa pela prefeitura no próximo dia 6 de outubro.

O golpe foi duro, segundo as próprias palavras do prefeito Pábio Mossoró, principal cabo eleitoral de Vinicius.

O apoio de Bolsonaro e a sua visita ao município para pedir votos pessoalmente para a sua ex-secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, foram um balde de água fria nas campanhas de Marcus Vinícius, apoiado pelo prefeito Mossoró, e José Antonio, candidato apoiado pela deputada federal Leda Borges.

Durante o comício realizado na praça do Céu Azul, Bolsonaro deixou claro que, em Valparaíso, não era o número 22 do Partido Liberal, ao qual pertence.

“Sou 77”, disse ao lado de Yvelônia, que disputa a eleição pelo Solidariedade.

O comunicado foi direcionado aos evangélicos e ao forte segmento bolsonarista da cidade.

O mesmo foi reforçado pela ex-primeira dama Michele Bolsonaro.

Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal, disse que, caso seja eleita como sucessor de Ibaneis Rocha em 2026, o seu governo será útil para ajudar Yvelônia a governar o município.

Se Maria Yvelônia for eleita prefeita de Valparaíso de Goiás, o poder político da cidade sofrerá grandes alterações, uma vez que, durante quase duas décadas, esteve concentrado em dois grupos: o liderado pela deputada federal Leda Borges(PSDB) e a outra fatia comandada pelo atual prefeito Pábio Mossoró(MDB).

Leda já foi prefeita da cidade e Mossoró, seu ex-funcionário. Ele está no seu segundo mandato, não podendo mais se candidatar.

Enquanto Leda apostou em Zé Antonio, Mossoró jogou as suas apostas no seu secretário de Obras, Marcus Vinicius, que, até antes de Bolsonaro pisar em solo valparaisense, era o líder das intenções de voto.

Agora, o vento parece ter mudado na reta final da campanha. A sensação no comitê de Vinicius é de quem já perdeu.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

São Paulo e Corinthians no Mané Garrincha terá regras de segurança

O jogo, no estádio Mané Garrincha, entre São Paulo e Corinthians tem regras específicas para...

Mais Radar

Com Bolsonaro pedindo voto, Yvelônia pode vencer em Valparaíso

O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de mega carreata em Valparaíso de Goiás para apoiar a candidatura de Maria Yvelônia. Acompanhado por Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Celina Leão, o evento parou na cidade.

Bolsonaro e Michelle fazem arrastão em apoio a Yvelônia em Valparaíso

Jair Bolsonaro e Michelle participam de grande arrastão em Valparaíso de Goiás neste domingo, em apoio à candidatura da prefeita Maria Yvelônia, em uma reta final decisiva para as eleições municipais.

Bolsonaro, Michelle, Yvelônia em carreata decisiva em Valparaíso

Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro participam de mega-carreata em Valparaíso de Goiás neste domingo (22), marcando presença no apoio decisivo à campanha de Maria Yvelônia, que se aproxima da reta final das eleições municipais.

Defuntos surgem das covas para assombrar candidato a prefeito de Valparaíso

Gaeco pede avanço em investigação contra candidato a prefeito de Valparaíso. José Antonio Ribeiro e servidores são suspeitos de corrupção e extorsão. Denúncia envolve propina em contratos de urnas funerárias exigida pela "máfia dos papas-defuntos" que agia dentro da prefeitura.

Daniel de Castro destaca frente partidária do DF em apoio a Yvelônia

O deputado Daniel de Castro (PP) destaca a importância das eleições nos municípios do Entorno para a integração com o DF. Ele defende o apoio político a candidaturas na região, vista como ponto de partida para o embate politico do DF em 2026.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»