Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

No “banco dos réus”! Cinquentinha pode ser condenado antes das eleições

Publicado em

Marcus Vinicius Mendes Ferreira, conhecido como “Cinquentinha”, candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, jamais imaginou que um nebuloso caso de fraude e falsificação de assinaturas em um processo de licitação fosse ressurgir justamente agora, a exatos 45 dias das eleições.

O Poder Judiciário de Goiás determinou o prosseguimento da ação civil nº 201700250997, em que o candidato, apoiado pelo atual prefeito Pábio Mossoró, é acusado de ter fraudado e falsificado documentos no processo licitatório nº 01/2011 do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos de Valparaíso de Goiás (IPASVAL).

Cinquentinha foi declarado vencedor da licitação, garantindo um contrato de R$ 22.500,00, o que causou prejuízo ao erário municipal e violou os princípios da administração pública.

O esquema de corrupção na prefeitura de Valparaíso de Goiás não é recente.

De acordo com as investigações, o caso ocorreu em fevereiro de 2011, um ano antes de Marcus Vinicius disputar as eleições de 2012, quando foi flagrado comprando votos por 50 reais e cassado pela Justiça Eleitoral.

Como advogado traquina, Vinicius conseguir se manter como vereador por meio de uma liminar até o fim do mandato, o que lhe rendeu o apelido “Cinquentinha”.

Segundo o inquérito instaurado pelo Ministério Público em junho de 2017, que deu origem à ação civil nº 201700250997, Marcus Vinicius manipulou o caráter competitivo da licitação para a contratação de serviços advocatícios.

Ele teria falsificado documentos públicos e particulares para obter vantagem pessoal.

De acordo com o MP, Telmária Godinho da Silva, então presidente do IPASVAL, teria colaborado com a fraude ao restringir a publicidade do certame e inserir declarações falsas em documentos públicos, favorecendo a contratação de Marcus Vinicius.

O inquérito também aponta que, para simular a legalidade do processo, Cinquentinha utilizou documentos e assinaturas falsificadas de outros advogados, enquanto Telmária certificou falsamente a presença desses licitantes na sessão de julgamento.

Como resultado dessas ações fraudulentas, Marcus Vinicius foi declarado vencedor, garantindo o contrato mensal de R$ 22.500,00.

Diante das evidências de crime, tanto Marcus Vinicius quanto Telmária foram acusados de improbidade administrativa.

A denúncia apresentada pelo MP busca a condenação e aplicação das sanções cabíveis, com base na violação dos princípios da administração pública e dano ao erário.

A ação civil, que estava arquivada no fórum de justiça de Valparaíso, voltou a ser movimentada em instâncias superiores do Tribunal de Justiça de Goiás em maio deste ano.

Com essa Cinquentinha não contava. O Tribunal de Justiça cassou a sentença que havia sido extinta, apesar das inúmeras evidências criminosas.

A pouco mais de um mês para as eleições de 6 de outubro, o candidato de Pábio Mossoró volta ao “banco dos réus”.

Agora, ele corre contra o tempo, tentando, por meio de um recurso, escapar do processo que deve ser julgado nas próximas semanas.

Se condenado for, antes das eleições pelos crimes cometidos, o candidato a prefeito de Valparaíso ficará inelegível por fraude e falsificação de documentos públicos, que causaram prejuízos à Prefeitura, a qual ele agora tenta ser o prefeito.

Caso consiga se livrar das acusações, a população de Valparaíso de Goiás poderá se deparar diante do autêntico adágio popular da “raposa tomando conta do galinheiro”, caso o sujeito seja eleito. Eita inferno pra ter cão!

Veja aqui um pequeno trecho da denúncia do Ministério Público

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Capital receberá o Brasília Champions 2024

Pelo terceiro ano consecutivo, a capital federal será palco do Brasília Champions, um evento de...

Mais Radar

Bolsonaro, Michelle, Yvelônia em carreata decisiva em Valparaíso

Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro participam de mega-carreata em Valparaíso de Goiás neste domingo (22), marcando presença no apoio decisivo à campanha de Maria Yvelônia, que se aproxima da reta final das eleições municipais.

Defuntos surgem das covas para assombrar candidato a prefeito de Valparaíso

Gaeco pede avanço em investigação contra candidato a prefeito de Valparaíso. José Antonio Ribeiro e servidores são suspeitos de corrupção e extorsão. Denúncia envolve propina em contratos de urnas funerárias exigida pela "máfia dos papas-defuntos" que agia dentro da prefeitura.

Daniel de Castro destaca frente partidária do DF em apoio a Yvelônia

O deputado Daniel de Castro (PP) destaca a importância das eleições nos municípios do Entorno para a integração com o DF. Ele defende o apoio político a candidaturas na região, vista como ponto de partida para o embate politico do DF em 2026.

Valparaíso: Caiado abandona Vinicius pra não se indispor com Bolsonaro

Após investida de Bolsonaro, o governador de Goias, Ronaldo Caiado, adota neutralidade na  disputa eleitoral de Valparaíso de Goiás, deixando "Cinquentinha", candidato de Pábio Mossoró, sem esperanças de se eleger prefeito. Maria Yvelônia pode vencer.

Disputa em Valparaíso: Yvelônia em empate técnico com Cinquentinha

Pesquisa do Instituto Phoenix aponta crescimento expressivo de Maria Yvelônia, que se torna a principal adversária de Marcus Vinícius após receber apoio declarado de Bolsonaro e Michelle.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»