Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

No “banco dos réus”! Cinquentinha pode ser condenado antes das eleições

Publicado em

Marcus Vinicius Mendes Ferreira, conhecido como “Cinquentinha”, candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, jamais imaginou que um nebuloso caso de fraude e falsificação de assinaturas em um processo de licitação fosse ressurgir justamente agora, a exatos 45 dias das eleições.

O Poder Judiciário de Goiás determinou o prosseguimento da ação civil nº 201700250997, em que o candidato, apoiado pelo atual prefeito Pábio Mossoró, é acusado de ter fraudado e falsificado documentos no processo licitatório nº 01/2011 do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos de Valparaíso de Goiás (IPASVAL).

Cinquentinha foi declarado vencedor da licitação, garantindo um contrato de R$ 22.500,00, o que causou prejuízo ao erário municipal e violou os princípios da administração pública.

O esquema de corrupção na prefeitura de Valparaíso de Goiás não é recente.

De acordo com as investigações, o caso ocorreu em fevereiro de 2011, um ano antes de Marcus Vinicius disputar as eleições de 2012, quando foi flagrado comprando votos por 50 reais e cassado pela Justiça Eleitoral.

Como advogado traquina, Vinicius conseguir se manter como vereador por meio de uma liminar até o fim do mandato, o que lhe rendeu o apelido “Cinquentinha”.

Segundo o inquérito instaurado pelo Ministério Público em junho de 2017, que deu origem à ação civil nº 201700250997, Marcus Vinicius manipulou o caráter competitivo da licitação para a contratação de serviços advocatícios.

Ele teria falsificado documentos públicos e particulares para obter vantagem pessoal.

De acordo com o MP, Telmária Godinho da Silva, então presidente do IPASVAL, teria colaborado com a fraude ao restringir a publicidade do certame e inserir declarações falsas em documentos públicos, favorecendo a contratação de Marcus Vinicius.

O inquérito também aponta que, para simular a legalidade do processo, Cinquentinha utilizou documentos e assinaturas falsificadas de outros advogados, enquanto Telmária certificou falsamente a presença desses licitantes na sessão de julgamento.

Como resultado dessas ações fraudulentas, Marcus Vinicius foi declarado vencedor, garantindo o contrato mensal de R$ 22.500,00.

Diante das evidências de crime, tanto Marcus Vinicius quanto Telmária foram acusados de improbidade administrativa.

A denúncia apresentada pelo MP busca a condenação e aplicação das sanções cabíveis, com base na violação dos princípios da administração pública e dano ao erário.

A ação civil, que estava arquivada no fórum de justiça de Valparaíso, voltou a ser movimentada em instâncias superiores do Tribunal de Justiça de Goiás em maio deste ano.

Com essa Cinquentinha não contava. O Tribunal de Justiça cassou a sentença que havia sido extinta, apesar das inúmeras evidências criminosas.

A pouco mais de um mês para as eleições de 6 de outubro, o candidato de Pábio Mossoró volta ao “banco dos réus”.

Agora, ele corre contra o tempo, tentando, por meio de um recurso, escapar do processo que deve ser julgado nas próximas semanas.

Se condenado for, antes das eleições pelos crimes cometidos, o candidato a prefeito de Valparaíso ficará inelegível por fraude e falsificação de documentos públicos, que causaram prejuízos à Prefeitura, a qual ele agora tenta ser o prefeito.

Caso consiga se livrar das acusações, a população de Valparaíso de Goiás poderá se deparar diante do autêntico adágio popular da “raposa tomando conta do galinheiro”, caso o sujeito seja eleito. Eita inferno pra ter cão!

Veja aqui um pequeno trecho da denúncia do Ministério Público

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai animar a Esplanada dos...

Mais Radar

Valparaíso: Yvelônia cresce na reta final e atrai ataques dos desesperados

Nem mesmo a criação de mentiras "plantadas" pelos adversários contra Maria Yvelônia pode intimidar a população de Valparaíso de Goiás que luta por mudanças. A candidata possui o maior apoio político e popular da história da cidade.

Cidades do Entorno prontas para as eleições municipais do próximo domingo

À véspera das Eleições Municipais de 2024, as cidades do Entorno do DF, com mais de 580 mil candidatos aptos, se preparam para escolher seus prefeitos e vereadores. Embora não tenha segundo turno na região, a disputa ser'a acirrada e contar'a com a forte influência de políticos brasilienses.

Disputa para prefeito de Valparaíso está entre Yvelônia e Marcus Vinícius

A candidata de Bolsonaro, desponta como favorita na acirrada disputa pela prefeitura de Valparaíso de Goiás. Com forte apoio popular e político, sua candidatura ganha força nos últimos dias antes das eleições. Ela agora enfrenta de igual para igual o candidato Marcus Vinicius, apoiado pelo prefeito Pábio Mossoró.

Surpreendente virada em Valparaíso torna Yvelônia a franco favorita

A visita de Jair Bolsonaro, Michele, Celina Leão e Damares Alves à campanha de Maria Yvelônia surpreende e altera a disputa pela prefeitura de Valparaíso.  A movimentação política promete redefinir o poder na cidade, que há duas décadas se concentra em dois grupos tradicionais.

Com Bolsonaro pedindo voto, Yvelônia pode vencer em Valparaíso

O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de mega carreata em Valparaíso de Goiás para apoiar a candidatura de Maria Yvelônia. Acompanhado por Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Celina Leão, o evento parou na cidade.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»