Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Disputa em Valparaíso caminha para ser entre Yvelônia e Cinquentinha

Publicado em

A disputa eleitoral em Valparaíso de Goiás, na região do Entorno de Brasília, vem ganhando contornos diferentes nos últimos dias.

A polarização do embate nas urnas estar entre a assistente social Maria Yvelônia e o advogado Marcus Vinicius.

Marcos Vinicius (MDB), o “Cinquentinha”, que contou no lançamento de sua candidatura com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), agora sente que Caiado estar cada vez mais distante dele.

O motivo são os fatos que envolvem o candidato a prefeito de Valparaíso.

O advogado e  ex-secretário de Obras de Pábio Mossoró é acusado em uma ação civil pública do Ministério Público de Goiás por supostos crimes de fraude e falsificação de documentos públicos da prefeitura.

O processo criminal (Veja aqui a denúncia do Ministerio Público)  pode ter um desfecho nada animador para Cinquentinha antes das eleições de 6 de outubro.

Outro problema grave, camuflado pela coligação “Juntos por Valparaíso”, comandada por Marcus Vinicius, é a candidatura a vereador de Sandro Aurélio Fonseca Machado.

Machado coleciona uma série de processos na área civil e criminal.

Em 2018, Sandro foi preso pela operação “Ouro de Ofir” deflagrada pela Polícia Federal contra uma organização criminosa, baseada em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, da qual, segundo a PF, ele era um dos integrantes.

Sandro Aurélio disputa um cargo de vereador por Valparaíso pelo União Brasil.

Informações de bastidores apontam que a situação constrange e afasta o governador Caiado, que costuma usar o chavão de que “em Goiás bandido não se cria”.

Caiado teria perdido o entusiasmo de aparecer ao lado de Vinicius nestes 36 dias que faltam para as eleições de 6 de outubro.

Já a candidatura de José Antonio (PL), ou “Zéleso” como é politicamente conhecido em Valparaíso de Goiás, perdeu o rumo do seu projeto no dia do lançamento de sua candidatura, realizado dentro de um boteco do bairro Céu Azul.

Ele esperava que o ex-presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido, gravasse ao menos um vídeo de apoio à sua candidatura a prefeito. O apelo foi ignorado.

A pedra no caminho de José Antonio chama-se Maria Yvelônia, que disputa a prefeitura pelo Solidariedade. Ela surgiu do nada e ganhou força.

A guinada pra cima ocorreu após o apoio declarado de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, além da senadora Damares Alves (Republicanos) e de Celina Leão (PP), vice-governadora do Distrito Federal.

Em um vídeo recente, Bolsonaro reitera e orienta a direita valparaisense a votar em Yvelônia. Veja:

Segundo levantamentos qualitativos, a disputa será travada entre Yvelônia e Cinquentinha nesta reta final da campanha na segunda e mais importante cidade do Entorno.

Nos bastidores da política local, há informações de que o candidato da máquina municipal, ainda comandada pelo prefeito Pábio Mossoró, tenta buscar um entendimento com José Antonio e Leda Borges, bem como uma aproximação com a professora Lucimar (PT).

A estratégia seria uma forma de derrotar Yvelônia e a direita bolsonarista de Valparaíso de Goiás.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Vini Júnior recebe troféu de melhor jogador da Liga dos Campeões

O troféu de melhor jogador da temporada 2023/2024 da Liga dos Campeões da Europa foi...

Mais Radar

Defuntos surgem das covas para assombrar candidato a prefeito de Valparaíso

Gaeco pede avanço em investigação contra candidato a prefeito de Valparaíso. José Antonio Ribeiro e servidores são suspeitos de corrupção e extorsão. Denúncia envolve propina em contratos de urnas funerárias exigida pela "máfia dos papas-defuntos" que agia dentro da prefeitura.

Daniel de Castro destaca frente partidária do DF em apoio a Yvelônia

O deputado Daniel de Castro (PP) destaca a importância das eleições nos municípios do Entorno para a integração com o DF. Ele defende o apoio político a candidaturas na região, vista como ponto de partida para o embate politico do DF em 2026.

Valparaíso: Caiado abandona Vinicius pra não se indispor com Bolsonaro

Após investida de Bolsonaro, o governador de Goias, Ronaldo Caiado, adota neutralidade na  disputa eleitoral de Valparaíso de Goiás, deixando "Cinquentinha", candidato de Pábio Mossoró, sem esperanças de se eleger prefeito. Maria Yvelônia pode vencer.

Disputa em Valparaíso: Yvelônia em empate técnico com Cinquentinha

Pesquisa do Instituto Phoenix aponta crescimento expressivo de Maria Yvelônia, que se torna a principal adversária de Marcus Vinícius após receber apoio declarado de Bolsonaro e Michelle.

Eleições municipais: Saiba por que Valparaíso de Goiás está em perigo

Escândalo à vista: Eleição em Valparaíso de Goiás pode colocar candidatos acusados por crimes no poder. Conheça as acusações graves levantados pelo Ministerio Público e pela Polícia Federal que cercam Marcus Vinicius e Sandro Aurelio.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»