Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Disputa em Valparaíso caminha para ser entre Yvelônia e Cinquentinha

Publicado em

A disputa eleitoral em Valparaíso de Goiás, na região do Entorno de Brasília, vem ganhando contornos diferentes nos últimos dias.

A polarização do embate nas urnas estar entre a assistente social Maria Yvelônia e o advogado Marcus Vinicius.

Marcos Vinicius (MDB), o “Cinquentinha”, que contou no lançamento de sua candidatura com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), agora sente que Caiado estar cada vez mais distante dele.

O motivo são os fatos que envolvem o candidato a prefeito de Valparaíso.

O advogado e  ex-secretário de Obras de Pábio Mossoró é acusado em uma ação civil pública do Ministério Público de Goiás por supostos crimes de fraude e falsificação de documentos públicos da prefeitura.

O processo criminal (Veja aqui a denúncia do Ministerio Público)  pode ter um desfecho nada animador para Cinquentinha antes das eleições de 6 de outubro.

Outro problema grave, camuflado pela coligação “Juntos por Valparaíso”, comandada por Marcus Vinicius, é a candidatura a vereador de Sandro Aurélio Fonseca Machado.

Machado coleciona uma série de processos na área civil e criminal.

Em 2018, Sandro foi preso pela operação “Ouro de Ofir” deflagrada pela Polícia Federal contra uma organização criminosa, baseada em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, da qual, segundo a PF, ele era um dos integrantes.

Sandro Aurélio disputa um cargo de vereador por Valparaíso pelo União Brasil.

Informações de bastidores apontam que a situação constrange e afasta o governador Caiado, que costuma usar o chavão de que “em Goiás bandido não se cria”.

Caiado teria perdido o entusiasmo de aparecer ao lado de Vinicius nestes 36 dias que faltam para as eleições de 6 de outubro.

Já a candidatura de José Antonio (PL), ou “Zéleso” como é politicamente conhecido em Valparaíso de Goiás, perdeu o rumo do seu projeto no dia do lançamento de sua candidatura, realizado dentro de um boteco do bairro Céu Azul.

Ele esperava que o ex-presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido, gravasse ao menos um vídeo de apoio à sua candidatura a prefeito. O apelo foi ignorado.

A pedra no caminho de José Antonio chama-se Maria Yvelônia, que disputa a prefeitura pelo Solidariedade. Ela surgiu do nada e ganhou força.

A guinada pra cima ocorreu após o apoio declarado de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, além da senadora Damares Alves (Republicanos) e de Celina Leão (PP), vice-governadora do Distrito Federal.

Em um vídeo recente, Bolsonaro reitera e orienta a direita valparaisense a votar em Yvelônia. Veja:

Segundo levantamentos qualitativos, a disputa será travada entre Yvelônia e Cinquentinha nesta reta final da campanha na segunda e mais importante cidade do Entorno.

Nos bastidores da política local, há informações de que o candidato da máquina municipal, ainda comandada pelo prefeito Pábio Mossoró, tenta buscar um entendimento com José Antonio e Leda Borges, bem como uma aproximação com a professora Lucimar (PT).

A estratégia seria uma forma de derrotar Yvelônia e a direita bolsonarista de Valparaíso de Goiás.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Mais Radar

Valparaíso: Yvelônia cresce na reta final e atrai ataques dos desesperados

Nem mesmo a criação de mentiras "plantadas" pelos adversários contra Maria Yvelônia pode intimidar a população de Valparaíso de Goiás que luta por mudanças. A candidata possui o maior apoio político e popular da história da cidade.

Cidades do Entorno prontas para as eleições municipais do próximo domingo

À véspera das Eleições Municipais de 2024, as cidades do Entorno do DF, com mais de 580 mil candidatos aptos, se preparam para escolher seus prefeitos e vereadores. Embora não tenha segundo turno na região, a disputa ser'a acirrada e contar'a com a forte influência de políticos brasilienses.

Disputa para prefeito de Valparaíso está entre Yvelônia e Marcus Vinícius

A candidata de Bolsonaro, desponta como favorita na acirrada disputa pela prefeitura de Valparaíso de Goiás. Com forte apoio popular e político, sua candidatura ganha força nos últimos dias antes das eleições. Ela agora enfrenta de igual para igual o candidato Marcus Vinicius, apoiado pelo prefeito Pábio Mossoró.

Surpreendente virada em Valparaíso torna Yvelônia a franco favorita

A visita de Jair Bolsonaro, Michele, Celina Leão e Damares Alves à campanha de Maria Yvelônia surpreende e altera a disputa pela prefeitura de Valparaíso.  A movimentação política promete redefinir o poder na cidade, que há duas décadas se concentra em dois grupos tradicionais.

Com Bolsonaro pedindo voto, Yvelônia pode vencer em Valparaíso

O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de mega carreata em Valparaíso de Goiás para apoiar a candidatura de Maria Yvelônia. Acompanhado por Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Celina Leão, o evento parou na cidade.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»