Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Defuntos surgem das covas para assombrar candidato a prefeito de Valparaíso

Publicado em

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO- órgão do Ministério Público de Goiás, solicitou o avanço da segunda fase do inquérito que investiga uma suposta organização criminosa, conhecida como “a máfia dos papas -defuntos” que atuava dentro da Prefeitura de Valparaíso de Goiás.

O candidato a prefeito José Antonio Ribeiro (PL), e vários servidores da prefeitura são alvos das investigações que apuram crimes de extorsão e corrupção.

O pedido chegou na semana passada à Divisão de Oficial de Promotoria de Justiça de Valparaíso.

O candidato a prefeito terá que prestar depoimento acerca das denúncias contra ele.

A denúncia que gerou a inicial do processo de investigação do GAECO,  foi feita em 2022 por Fernando Viana de Sousa, empresário do ramo funerário com atuação em Valparaíso de Goiás. Veja trecho da peça:

Parte das denúncias feitas pelo empresário Fernando Viana junto ao Ministerio Público de Goiás

Segundo ele, José Antonio, então secretário de Assistência Social, exigia R$ 1.000 por cada urna funerária com defunto enterrado por meio do contrato com a Prefeitura.

O esquema teria começado em 2015, após o empresário vencer uma licitação para fornecer caixão até 2022.

Viana relatou que servidores municipais e vereadores da cidade começaram a cobrar propina, ameaçando substituir a empresa por concorrentes caso o pagamento não fosse feito.

O empresário também acusou o atual prefeito, Pábio Mossoró (MDB), de envolvimento no esquema que ele considerou como “mafia dos papas-defuntos”.

O inquérito ficou parado na primeira fase no Ministério Público de Valparaíso até que o Gaeco solicitasse na semana passada que fossem realizadas novas intimações dos supostos envolvidos.

O candidato a prefeito José Antonio e sua equipe não se manifestaram sobre o caso até o momento. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Quinta parcela do IPTU começa a vencer nesta terça (17)

Começa a vencer nesta terça-feira (17) a quinta parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial...

Mais Radar

Daniel de Castro destaca frente partidária do DF em apoio a Yvelônia

O deputado Daniel de Castro (PP) destaca a importância das eleições nos municípios do Entorno para a integração com o DF. Ele defende o apoio político a candidaturas na região, vista como ponto de partida para o embate politico do DF em 2026.

Valparaíso: Caiado abandona Vinicius pra não se indispor com Bolsonaro

Após investida de Bolsonaro, o governador de Goias, Ronaldo Caiado, adota neutralidade na  disputa eleitoral de Valparaíso de Goiás, deixando "Cinquentinha", candidato de Pábio Mossoró, sem esperanças de se eleger prefeito. Maria Yvelônia pode vencer.

Disputa em Valparaíso: Yvelônia em empate técnico com Cinquentinha

Pesquisa do Instituto Phoenix aponta crescimento expressivo de Maria Yvelônia, que se torna a principal adversária de Marcus Vinícius após receber apoio declarado de Bolsonaro e Michelle.

Disputa em Valparaíso caminha para ser entre Yvelônia e Cinquentinha

Disputa eleitoral em Valparaíso de Goiás aquece com reviravoltas: Uma assistente social bolsonarista enfrenta um advogado sob acusação de fraude e falsificação em batalha decisiva pela prefeitura

Eleições municipais: Saiba por que Valparaíso de Goiás está em perigo

Escândalo à vista: Eleição em Valparaíso de Goiás pode colocar candidatos acusados por crimes no poder. Conheça as acusações graves levantados pelo Ministerio Público e pela Polícia Federal que cercam Marcus Vinicius e Sandro Aurelio.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»