Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Candidato a prefeito de Valparaíso guarda dinheiro vivo no colchão

Publicado em

Ao ser flagrado comprando um voto por 50 reais em uma eleição passada, o candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, conhecido como “Cinquentinha”, admitiu à Justiça Eleitoral possuir R$ 50 mil em espécie guardados em casa.

O dinheiro vivo guardado debaixo do colchão parece ser uma fortuna, ao menos para a maioria dos 77 mil eleitores da cidade, que vivem com uma renda mensal média de R$ 681,09 do Bolsa Família.

Cinquentinha, mais uma vez, segue na contramão do hábito da maioria da população de Valparaíso de Goiás, que carrega cada vez menos dinheiro no bolso e muito menos em casa.

Ele é adepto da política do dinheiro vivo, como demonstrado em 2012, quando foi flagrado comprando votos por cinquenta reais, o que levou à cassação de seu mandato e ao apelido de “Cinquentinha”.

Apesar de ter declarado à Justiça Eleitoral possuir 50 mil reais em casa, isso não é sinônimo de lisura, pois esse dinheiro pode ser usado como “caixa 2” para financiamento ilegal de campanha.

Além do mais, um candidato que guarda 50 mil reais em casa pode estar estocando 1 milhão. “Tudo é elementar, meu caro Watson”, como dizia o detetive Sherlock Holmes.

A situação também levanta suspeitas de doações com origem não revelada, o que por si só já é estranho, ou até mesmo de corrupção.

Não é obrigatório que políticos candidatos informem a Justiça Eleitoral a origem do dinheiro guardado em casa, mas isso pode levantar suspeitas dependendo da pessoa. É o caso de Cinquentinha. Ou não?

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai animar a Esplanada dos...

Mais Radar

Valparaíso: Yvelônia cresce na reta final e atrai ataques dos desesperados

Nem mesmo a criação de mentiras "plantadas" pelos adversários contra Maria Yvelônia pode intimidar a população de Valparaíso de Goiás que luta por mudanças. A candidata possui o maior apoio político e popular da história da cidade.

Cidades do Entorno prontas para as eleições municipais do próximo domingo

À véspera das Eleições Municipais de 2024, as cidades do Entorno do DF, com mais de 580 mil candidatos aptos, se preparam para escolher seus prefeitos e vereadores. Embora não tenha segundo turno na região, a disputa ser'a acirrada e contar'a com a forte influência de políticos brasilienses.

Disputa para prefeito de Valparaíso está entre Yvelônia e Marcus Vinícius

A candidata de Bolsonaro, desponta como favorita na acirrada disputa pela prefeitura de Valparaíso de Goiás. Com forte apoio popular e político, sua candidatura ganha força nos últimos dias antes das eleições. Ela agora enfrenta de igual para igual o candidato Marcus Vinicius, apoiado pelo prefeito Pábio Mossoró.

Surpreendente virada em Valparaíso torna Yvelônia a franco favorita

A visita de Jair Bolsonaro, Michele, Celina Leão e Damares Alves à campanha de Maria Yvelônia surpreende e altera a disputa pela prefeitura de Valparaíso.  A movimentação política promete redefinir o poder na cidade, que há duas décadas se concentra em dois grupos tradicionais.

Com Bolsonaro pedindo voto, Yvelônia pode vencer em Valparaíso

O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de mega carreata em Valparaíso de Goiás para apoiar a candidatura de Maria Yvelônia. Acompanhado por Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Celina Leão, o evento parou na cidade.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»