Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Candidato a prefeito de Valparaíso guarda dinheiro vivo no colchão

Publicado em

Ao ser flagrado comprando um voto por 50 reais em uma eleição passada, o candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, conhecido como “Cinquentinha”, admitiu à Justiça Eleitoral possuir R$ 50 mil em espécie guardados em casa.

O dinheiro vivo guardado debaixo do colchão parece ser uma fortuna, ao menos para a maioria dos 77 mil eleitores da cidade, que vivem com uma renda mensal média de R$ 681,09 do Bolsa Família.

Cinquentinha, mais uma vez, segue na contramão do hábito da maioria da população de Valparaíso de Goiás, que carrega cada vez menos dinheiro no bolso e muito menos em casa.

Ele é adepto da política do dinheiro vivo, como demonstrado em 2012, quando foi flagrado comprando votos por cinquenta reais, o que levou à cassação de seu mandato e ao apelido de “Cinquentinha”.

Apesar de ter declarado à Justiça Eleitoral possuir 50 mil reais em casa, isso não é sinônimo de lisura, pois esse dinheiro pode ser usado como “caixa 2” para financiamento ilegal de campanha.

Além do mais, um candidato que guarda 50 mil reais em casa pode estar estocando 1 milhão. “Tudo é elementar, meu caro Watson”, como dizia o detetive Sherlock Holmes.

A situação também levanta suspeitas de doações com origem não revelada, o que por si só já é estranho, ou até mesmo de corrupção.

Não é obrigatório que políticos candidatos informem a Justiça Eleitoral a origem do dinheiro guardado em casa, mas isso pode levantar suspeitas dependendo da pessoa. É o caso de Cinquentinha. Ou não?

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Capital receberá o Brasília Champions 2024

Pelo terceiro ano consecutivo, a capital federal será palco do Brasília Champions, um evento de...

Mais Radar

Bolsonaro, Michelle, Yvelônia em carreata decisiva em Valparaíso

Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro participam de mega-carreata em Valparaíso de Goiás neste domingo (22), marcando presença no apoio decisivo à campanha de Maria Yvelônia, que se aproxima da reta final das eleições municipais.

Defuntos surgem das covas para assombrar candidato a prefeito de Valparaíso

Gaeco pede avanço em investigação contra candidato a prefeito de Valparaíso. José Antonio Ribeiro e servidores são suspeitos de corrupção e extorsão. Denúncia envolve propina em contratos de urnas funerárias exigida pela "máfia dos papas-defuntos" que agia dentro da prefeitura.

Daniel de Castro destaca frente partidária do DF em apoio a Yvelônia

O deputado Daniel de Castro (PP) destaca a importância das eleições nos municípios do Entorno para a integração com o DF. Ele defende o apoio político a candidaturas na região, vista como ponto de partida para o embate politico do DF em 2026.

Valparaíso: Caiado abandona Vinicius pra não se indispor com Bolsonaro

Após investida de Bolsonaro, o governador de Goias, Ronaldo Caiado, adota neutralidade na  disputa eleitoral de Valparaíso de Goiás, deixando "Cinquentinha", candidato de Pábio Mossoró, sem esperanças de se eleger prefeito. Maria Yvelônia pode vencer.

Disputa em Valparaíso: Yvelônia em empate técnico com Cinquentinha

Pesquisa do Instituto Phoenix aponta crescimento expressivo de Maria Yvelônia, que se torna a principal adversária de Marcus Vinícius após receber apoio declarado de Bolsonaro e Michelle.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»