No ranqueamento das cinco grandes áreas do conhecimento avaliadas por uma pesquisa mundial, a Universidade de Brasília (UnB) aparece em todas. Dentre as faixas estão reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações e um índice baseado no conjunto dos trabalhos acadêmicos mais citados.
A avaliação é feita pelo QS World University Rankings by Subject. Outro destaque foi a melhora do índice de classificação em Ciências Sociais e Administração. O ranking classifica as universidades mundiais por área de estudo.
As grandes áreas de Engenharia/Tecnologia e Ciências da Natureza também foram incluídas na última avaliação.
“Esse reconhecimento mostra que o trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas da UnB para a internacionalização da universidade está dando bons resultados. Vamos avançar mais e conquistar cada vez mais espaço entre as instituições de grande relevância de ensino superior”, afirmou a reitora, Márcia Abrahão.
Também foi inédito na última pesquisa a inclusão da subárea Política e Estudos Internacionais da UnB, que faz parte de Ciências Sociais e Administração.
A universidade também voltou a ter a área da Química avaliada, que não havia entrado no ranking em 2022. Ao todo, a UnB passou de 10 áreas de conhecimento avaliadas, na edição anterior, para 11 este ano. O QS Subject teve início em 2017.