Os candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 até o dia 28 de abril. Para se candidatar, é preciso entrar na Página do Participante e informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido.
Dentre os requisitos para ter direito, o inscrito precisa estar no último ano do ensino médio de escola pública e ter estudado durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral da rede privada.
Também é necessário ter uma renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também têm direito.
Para os que tinham isenção no Enem 2022, mas não fizeram a prova, é necessário entrar na Página do Participante e justificar a ausência. É preciso anexar um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo. Caso contrário, perderá o direito à isenção.
Os resultados da isenção saem em 8 de maio. Caso o pedido seja negado, é possível entrar com recurso entre 8 e 12 de maio.