Os estudantes universitários que fazem uso do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ganham um reforço na Câmara Federal neste momento de pandemia do Covid – 19 e consequentemente de desemprego.
Foi aprovado nesta quinta-feira (23) o Projeto de Lei 1754/2020, de autoria do deputado federal Luis Miranda (DEM/DF), que pede a suspensão temporária do pagamento do FIES, enquanto durar a crise sanitária. O texto serviu de base, e apensado, para montar o projeto final da Casa.
Atualmente, a situação de inadimplência no programa já é preocupante. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cerca de 1,5 milhão de pessoas estudam por meio do FIES. Desse número, pelo menos 47% estão devendo parcelas. O valor total da dívida, até novembro passado era de R$ 2,5 bilhões.
Essa pandemia, segundo o deputado Miranda, requer medidas emergenciais para sanar esses prejuízos. “É mais um esforço dessa Casa para reduzir os danos gerados pelo Coronoavírus. Além de salvar vidas, estamos nos esforçando para salvar a vida financeira dos brasileiros também”, explica.