O ASSUNTO É

MEC lança pacto para qualificar educação de jovens e adultos

Publicado em

O Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é superar o analfabetismo e elevar a escolaridade da população a partir de 15 anos de idade que não tenha acessado ou concluído o ensino fundamental e médio.

Além de disponibilidade de recursos didáticos coerentes com o público do EJA, a medida prevê a colaboração entre municípios, estados e Distrito Federal para oferta de ensino de qualidade, com múltiplas metodologias e abordagens.

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, o Brasil ainda mantinha 9,6 milhões de pessoas na faixa etária a partir dos 15 anos de idade que não sabiam ler e escrever.

As diretrizes do pacto trazem ainda orientações para superar as desigualdades na educação pública, como o critério de equidade na oferta de vagas, com prioridade no atendimento aos grupos em situação de vulnerabilidade. Além de ampliar o número de matrículas para adultos e jovens, a ideia é estabelecer a oferta da modalidade em todas as etapas de educação.

Outra meta a ser alcançada é a integração com a educação profissional e tecnológica para também promover qualificação para o trabalho. Os entes federados que aderirem ao pacto terão acesso a repasses financeiros pelos programas de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; Dinheiro Direto na Escola e Brasil Alfabetizado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

Mais Radar

MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode voltar a ser...

Sai resultado da prova de títulos CNU

Os resultados da prova de títulos podem ser conferidos pelos candidatos...

Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem

Para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Notas do CNU podem ser consultadas nesta terça (8)

Nesta terça-feira (8), a partir das 10h, no site do Concurso...

Entenda como a frequência do aluno influencia no pagamento do Pé-de-Meia

O programa Pé-de-Meia é um incentivo financeiro-educacional pago pelo governo federal...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»