O ASSUNTO É

MEC discute medidas de incentivo para ensino integral

Publicado em

Uma versão da nova política de fomento à educação em tempo integral a estados e municípios foi discutida por representantes do Ministério da Educação (MEC). Os gestores locais foram ouvidos e dúvidas foram esclarecidas pela área técnica, responsável por formular a nova política.
Cerca de 150 pessoas participaram por videoconferência, nessa terça-feira (25), entre membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O ministro da Educação, Camilo Santana acompanhou o presidente Lula (PT) em viagem a Portugal e também esteve no encontro.

Camilo Santana explicou que “a ideia é ampliar a escola de tempo integral em todos os municípios e estados brasileiros por meio de apoio pedagógico, de infraestrutura e indução com apoio financeiro. É uma proposta inicial, sujeita a mudanças e aperfeiçoamento a partir das contribuições e sugestões das redes”.

Conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) brasileiro, até 2024, 50% das escolas públicas do país devem oferecer educação integral, e 25% dos alunos devem estar matriculados na modalidade.

No entanto, a ideia ainda não foi plenamente atendida, segundo um levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação.

O Brasil cumpriu parte do objetivo quando mais de 52% das escolas públicas da educação básica tinham ao menos uma matrícula em tempo integral, em 2022. O percentual era de 30,6%, em 2021.

Por outro lado, dados do Censo Escolar 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o país ainda não atingiu os 25% de alunos em educação integral. Estão com jornada integral 20,4% dos estudantes do ensino médio e 14,4% do fundamental, atualmente.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Os contribuintes de baixa renda de Brasília com dificuldades para preencher a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física terão uma ajuda. A cada sexta-feira...

Mais Radar

Nascidos em março e abril recebem Pé-de-meia hoje

Recebem nesta terça-feira (1º) os beneficiários do programa Pé-de-Meia 2025 nascidos...

Pé-de-Meia Licenciaturas: prazo para pré-inscrição termina domingo

A pré-inscrição no programa Pé-de-Meia Licenciaturas termina neste domingo (30). O...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 podem...

Matrícula de aprovados para o Pé-de-Meia Licenciaturas acaba hoje

Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 poderão...

Matrículas pelo Sisu 2025 são prorrogadas até a próxima segunda (3)

O período de matrículas para Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.