As instituições privadas de ensino superior têm até esta segunda-feira (7) para confirmar a participação na edição de oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O processo do Ministério da Educação (MEC) é referente ao primeiro semestre de 2025.
O programa oferece financiamento para cursos de graduação em universidades e faculdades privadas, que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.
Os dados devem ser preenchidos pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo com o título Fies Oferta. Para acessar, é preciso ter cadastro no Login Único do portal Gov.br. Devem ser informados dados de cada curso a ser ofertado, número de vagas, turno, local e valores das semestralidades.
Após o período de confirmação de participação, o novo edital permitirá que as instituições verifiquem e corrijam informações do documento.
O edital ainda determina que as faculdades privadas divulguem, em suas páginas eletrônicas na internet e com a fixação em local de grande circulação de estudantes, a participação da entidade no processo seletivo.
A publicação deve informar o número de vagas remanescentes disponibilizadas, a relação de cursos e turnos de cada local de oferta da instituição, bem como a legislação que ainda será publicada pelo MEC relativa a vagas remanescentes do Fies.