Os interessados em uma das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), poderão se inscrever no novo processo seletivo entre o dia 23 e 30 de outubro. A candidatura é referente ao segundo semestre de 2025.
Conforme as novas regras, as inscrições deverão ser realizadas pela internet, na página do Fies dentro do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Fies concede financiamentos a estudantes de baixa renda em cursos superiores não gratuitos em instituições de ensino superior (IES) privadas que participam do programa.
Podem se inscrever pessoas com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e titulares que tenham participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010.
De acordo com o MEC, a classificação seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, com prioridade para candidatos.
Com o Fies Social, metade das vagas (50%) é reservada aos candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) com registro atualizado.
Esses estudantes beneficiários do Fies Social poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior, como a mensalidade ou semestralidade.
Nos dias 5 e 6 de novembro, os pré-selecionados na chamada única do dia 4 de novembro deverão validar as informações declaradas na inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, dentro da instituição de ensino superior para a qual se candidatou.
Caso a comissão identifique erros ou inconsistências referentes às informações prestadas, a instituição poderá exigir a apresentação de documentação complementar.