Dos estudantes que terminam o ensino médio na rede pública, apenas 5% concluíram com aprendizado considerado adequado em matemática.
O balanço é do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Em 16 estados brasileiros, não se chega nem a esse percentual. Uma média de 57% dos estudantes, prestes a se formar na escola no ano passado, têm conhecimento insuficiente na matéria e outros 38%, apenas o básico.
Esse índice se agravou com a pandemia de Covid, quando deixou as escolas sem aulas presenciais por um longo período em 2020 e 2021.
Em 2019, o índice de estudantes com conhecimento avaliado como adequado na disciplina era somente de 7%.
A situação é um pouco melhor em língua portuguesa, mas poderia melhorar mais.
Cerca de 31,3% dos alunos do ensino médio da rede pública têm aprendizado adequado nessa disciplina.
Os dados do Saeb, que é uma prova de português e de matemática feita a cada dois anos, foram registrados pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e divulgados nesta quarta-feira (30), em um evento para marcar os dez anos do portal QEdu.