O ASSUNTO É

Escolas com gestão compartilhada avançam por todo o DF; o CED 416 de Santa Maria pode ser mais uma delas

Publicado em

A comunidade escolar do Centro Educacional 416 de Santa Maria vai votar, nesta terça-feira (1º/10), a implementação da Gestão Compartilhada na unidade. Trata-se da 10ª escola selecionada para participar do projeto.

 

Com previsão de ser realizada das 19h às 20h30, uma assembleia preparatória convocada pelo conselho escolar visa difundir e debater o projeto e as mudanças dele decorrentes. A votação se dará das 20h30 às 23h, imediatamente seguida da apuração.

A unidade foi escolhida com base no Indicador de Vulnerabilidade Escolar (IVE), que abrange dados de vulnerabilidade social, índices de criminalidade, de desenvolvimento humano e da educação básica.

A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do CED 416 de Santa Maria, em 2015, para o ensino fundamental foi de 3,6 pontos, em uma escala de zero a dez. A nota estipulada como meta para a unidade nessa etapa de ensino era de 4,3 pontos.

A escola foi inaugurada em 1995 como Centro de Ensino Fundamental. Passou a ser centro educacional em 2008 e, atualmente, atende a 947 estudantes de anos finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino especial.

Com a apreciação da Gestão Compartilhada no CED de Santa Maria, poderão ser dez as escolas do DF implementando o modelo. A intenção do governador Ibaneis Rocha é de que outras 30 unidades escolares também tenham administração cívico-militar até o final do mandato, completando o total de 40 escolas. A rede pública de ensino do DF possui 678 unidades, segundo o Censo Escolar 2018.

Escolas de Gestão Compartilhada

Até o momento, nove escolas já aderiram ao projeto e receberam efetivos militares do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar do Distrito Federal: Centro Educacional 3 de Sobradinho; Centro Educacional 308 do Recanto das Emas; Centro Educacional 1 da Estrutural; Centro Educacional 7 de Ceilândia; Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina; Centro Educacional 1 do Itapoã; Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga; Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante; e Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia.

As primeiras escolas a discutir e votar a implementação da Gestão Compartilhada foram o CED 3 de Sobradinho, o CED 308 do Recanto das Emas, o CED 1 da Estrutural e o CED 7 de Ceilândia. Todas elas aderiram ao projeto logo no início do ano letivo de 2019 e receberam policiais militares para trabalhar em conjunto com a gestão pedagógica das unidades.

Neste segundo semestre, o CED Condomínio Estância III de Planaltina; o CED 1 do Itapoã; o CEF 19 de Taguatinga e o CEF 1 do Núcleo Bandeirante votaram e aprovaram a implementação da Gestão Compartilhada. Em Taguatinga e no Núcleo Bandeirante, a gestão é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Recuo

Já no CEF 407 de Samambaia – apesar de a comunidade escolar ter votado contra a implantação do projeto –, a unidade recuou e solicitou a participação na Gestão Compartilhada. Agora, o Corpo de Bombeiros também já está atuando na escola, juntamente com a direção pedagógica.

No Gisno, a comunidade escolar decidiu pela não implementação da Gestão Compartilhada. Como não houve outras manifestações em favor do modelo, a Secretaria de Educação decidiu não implantá-lo na escola e selecionou o CED 416 de Santa Maria para compor as dez unidades previstas para este ano.

Novos estudantes

O ingresso de novos estudantes e o remanejamento e renovação de matrícula dos que já estudam na rede seguirão os critérios estabelecidos na estratégia de matrícula vigente para o ano letivo, que podem ser consultados no site da Secretaria de Educação. Não haverá cobrança de qualquer valor para o ingresso e a manutenção dos estudantes nas unidades de Gestão Compartilhada.

→Tire suas dúvidas na Página Matrículas 2020←

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 42 milhões

As seis dezenas do concurso 2.893 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Mais Radar

Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até dia 31

Interessados em participar do Prêmio Jovem Cientista podem se inscrever até...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

O governo estuda estender o programa Pé-de-Meia a todos estudantes do...

Fluminense encara Chelsea por vaga na final do Mundial de Clubes

O Fluminense encara o Chelsea (Inglaterra) na tarde desta terça-feira (8),...

Colégio Militar Dom Pedro II mobiliza alunos para doações a instituições do DF

Alunos do Colégio Militar Dom Pedro II arrecadam e entregam cestas básicas a instituições do DF, promovendo solidariedade e empatia na prática

MEC libera acúmulo de benefícios para estudantes de graduação

Os beneficiários da Bolsa Permanência poderão acumular o benefício com outros...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.