O ASSUNTO É

Escolas com gestão compartilhada avançam por todo o DF; o CED 416 de Santa Maria pode ser mais uma delas

Publicado em

A comunidade escolar do Centro Educacional 416 de Santa Maria vai votar, nesta terça-feira (1º/10), a implementação da Gestão Compartilhada na unidade. Trata-se da 10ª escola selecionada para participar do projeto.

 

Com previsão de ser realizada das 19h às 20h30, uma assembleia preparatória convocada pelo conselho escolar visa difundir e debater o projeto e as mudanças dele decorrentes. A votação se dará das 20h30 às 23h, imediatamente seguida da apuração.

A unidade foi escolhida com base no Indicador de Vulnerabilidade Escolar (IVE), que abrange dados de vulnerabilidade social, índices de criminalidade, de desenvolvimento humano e da educação básica.

A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do CED 416 de Santa Maria, em 2015, para o ensino fundamental foi de 3,6 pontos, em uma escala de zero a dez. A nota estipulada como meta para a unidade nessa etapa de ensino era de 4,3 pontos.

A escola foi inaugurada em 1995 como Centro de Ensino Fundamental. Passou a ser centro educacional em 2008 e, atualmente, atende a 947 estudantes de anos finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino especial.

Com a apreciação da Gestão Compartilhada no CED de Santa Maria, poderão ser dez as escolas do DF implementando o modelo. A intenção do governador Ibaneis Rocha é de que outras 30 unidades escolares também tenham administração cívico-militar até o final do mandato, completando o total de 40 escolas. A rede pública de ensino do DF possui 678 unidades, segundo o Censo Escolar 2018.

Escolas de Gestão Compartilhada

Até o momento, nove escolas já aderiram ao projeto e receberam efetivos militares do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar do Distrito Federal: Centro Educacional 3 de Sobradinho; Centro Educacional 308 do Recanto das Emas; Centro Educacional 1 da Estrutural; Centro Educacional 7 de Ceilândia; Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina; Centro Educacional 1 do Itapoã; Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga; Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante; e Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia.

As primeiras escolas a discutir e votar a implementação da Gestão Compartilhada foram o CED 3 de Sobradinho, o CED 308 do Recanto das Emas, o CED 1 da Estrutural e o CED 7 de Ceilândia. Todas elas aderiram ao projeto logo no início do ano letivo de 2019 e receberam policiais militares para trabalhar em conjunto com a gestão pedagógica das unidades.

Neste segundo semestre, o CED Condomínio Estância III de Planaltina; o CED 1 do Itapoã; o CEF 19 de Taguatinga e o CEF 1 do Núcleo Bandeirante votaram e aprovaram a implementação da Gestão Compartilhada. Em Taguatinga e no Núcleo Bandeirante, a gestão é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Recuo

Já no CEF 407 de Samambaia – apesar de a comunidade escolar ter votado contra a implantação do projeto –, a unidade recuou e solicitou a participação na Gestão Compartilhada. Agora, o Corpo de Bombeiros também já está atuando na escola, juntamente com a direção pedagógica.

No Gisno, a comunidade escolar decidiu pela não implementação da Gestão Compartilhada. Como não houve outras manifestações em favor do modelo, a Secretaria de Educação decidiu não implantá-lo na escola e selecionou o CED 416 de Santa Maria para compor as dez unidades previstas para este ano.

Novos estudantes

O ingresso de novos estudantes e o remanejamento e renovação de matrícula dos que já estudam na rede seguirão os critérios estabelecidos na estratégia de matrícula vigente para o ano letivo, que podem ser consultados no site da Secretaria de Educação. Não haverá cobrança de qualquer valor para o ingresso e a manutenção dos estudantes nas unidades de Gestão Compartilhada.

→Tire suas dúvidas na Página Matrículas 2020←

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61) 3029-8115. A ferramenta pode ser acessada por clientes de...

Mais Radar

MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode voltar a ser...

Sai resultado da prova de títulos CNU

Os resultados da prova de títulos podem ser conferidos pelos candidatos...

Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem

Para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Notas do CNU podem ser consultadas nesta terça (8)

Nesta terça-feira (8), a partir das 10h, no site do Concurso...

Entenda como a frequência do aluno influencia no pagamento do Pé-de-Meia

O programa Pé-de-Meia é um incentivo financeiro-educacional pago pelo governo federal...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»