No Distrito Federal, apenas 26% das escolas públicas têm bibliotecas, de acordo com dados da pesquisa do instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).
O estudo, que tem informações coletadas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, revela que a cada 100 unidades da rede de ensino, apenas 26 oferecem o cantinho da leitura.
O levantamento mostra que o percentual de bibliotecas em 2021 foi inferior à média nacional, estimada em 31%. Cerca de 79% das escolas locais oferecem salas de leitura. O índice no Brasil é de apenas 23%.
Ainda segundo a pesquisa, só 18% das escolas públicas do DF contam com laboratórios de ciências. Na média brasileira, apenas 10% das instituições de ensino possuem esses espaços pedagógicos.
No caso dos laboratórios de informática e quadras de esporte, esses estão presentes em 61% e 72%, respectivamente, das unidades no DF. As médias nacionais são de 33% para laboratórios digitais e 35% para espaço destinado a atividades físicas. Segundo o estudo, 82% das escolas de Brasília têm acessibilidade, bem acima do índice brasileiro, que fica em 40%.
O estudo mapeou outros pontos relevantes da infraestrutura da rede pública de ensino. Só 18% das escolas públicas do DF contam com laboratórios de ciências. Na média brasileira, apenas 10% dos colégios possuem esses espaços pedagógicos.
Laboratórios de informática e quadras de esporte estão presentes em 61% e 72%, respectivamente, das unidades no DF. As médias nacionais são de 33% para laboratórios digitais e 35% para espaço destinado a atividades físicas. Segundo o balanço, 82% das escolas têm acessibilidade de leitura.