De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo brasileiro superou as projeções do mercado e registrou um crescimento de 0,8% em março deste ano.
O balanço divulgado nessa quarta-feira (17) é relacionado a fevereiro do ano passado. No mesmo período, a alta do comércio varejista foi de 3,2%, o oitavo resultado positivo seguido. O crescimento foi de 2,4% no primeiro trimestre.
O gerente de pesquisa do IBGE, Cristiano Santos avalia que a alta de 0,8% em março mostra que o setor deixou para trás a estabilidade nas vendas registrada em fevereiro. Segundo ele, “ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”.
O economista Marco Caruso explica que o resultado do varejo deve refletir no Índice de Atividade Econômica do Banco Central. “Com os números de março, observamos todos os setores da atividade econômica no campo positivo. Com isso, projetamos um IBC-Br de 0,5% no mês”, diz o especialista.
Ele ainda reforça que, os números de março projetam todos os setores da atividade econômica no campo positivo. Esse desenvolvimento direciona um IBC-Br de 0,5% no mês.