O ASSUNTO É

Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês

Publicado em

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou o novo limite de juros de 1,8% ao mês para crédito consignado. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão mais nas futuras operações.

O novo teto é 0,14 ponto porcentual maior que o limite atual, de 1,66% ao mês, nível que vigorava desde abril. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado foi mantido em 2,46%.

Propostas pelo governo, as medidas entram em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá nos próximos dias. Os bancos haviam pedido a elevação imediata do teto.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou as instituições financeiras ao teto de 1,99% ao ano para permitir a retomada parcial das concessões, excluindo aposentados por invalidez com mais de 70 anos.

Com o novo teto, os bancos oficiais poderão voltar a emprestar pela modalidade. O levantamento do BC já considerava a alta mais recente da Taxa Selic.

Como todas as taxas estavam acima do teto atual de 1,66% ao mês, essas taxas na prática significam que as instituições suspenderam a oferta desse tipo de crédito.

Mesmo com o ciclo de alta da Selic, em setembro do ano passado, o aumento do teto dos juros do consignado não acompanhou a evolução da taxa básica. O limite estava inalterado desde junho.

No fim do ano passado, instituições suspenderam a oferta do consignado do INSS nos correspondentes bancários porque o teto de 1,66% de juros ao mês não cobria mais os custos da modalidade.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Exposição Ânima homenageia Maria da Penha no MPDFT

A exposição Ânima, promovida pela Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do MPDFT, homenageia Maria da Penha e destaca a luta pelo fim da violência contra as mulheres, unindo literatura e artes plásticas.

Mais Radar

Oportunidades de emprego no DF com salários de até R$ 2.390

Entre as opções, destacam-se cinco vagas para atendente de telemarketing, cinco para recepcionista de hospital e três para técnico de laboratório.

Contribuintes têm até dia 20 para indicar os créditos do Nota Legal

O principal motivo para a antecipação da data foi garantir que os boletos dos impostos pudessem ser emitidos com o desconto do programa.

Cartões de crédito e Pix: Receita Federal impõe novas regras

Instituições financeiras passam a informar semestralmente à Receita Federal dados de operações de contribuintes. A medida visa reforçar o combate à evasão fiscal e ampliar a transparência nas transações financeiras globais.

Inadimplência cresce: 73 milhões de brasileiros endividados

Mais de 73 milhões de brasileiros estão endividados, com destaque para a faixa etária de 41 a 60 anos, que representa 35,1% dos inadimplentes, segundo dados de outubro do Serasa.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação