O ASSUNTO É

POSTOS DE TRABALHO| DF tem a menor taxa de desemprego desde abril

Publicado em

Pesquisa do Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta terça-feira (27) mostra que a taxa de desemprego no Distrito Federal registrou queda de 19,1% em agosto para 18,4% em setembro.

O resultado é o menor índice observado desde abril, quando o mercado de trabalho passou a ser fortemente afetado pela pandemia de Covid-19.

O contingente de desempregados foi reduzido em cinco mil pessoas, totalizando 288 mil desocupados. O resultado se deve, entre outros fatores, ao aumento no nível de ocupação, com 34 mil novos cidadãos em atividade, em número superior ao crescimento da População Economicamente Ativa (PEA).

Em setembro, o contingente de ocupados no DF foi de 1.275 mil pessoas, um crescimento de 2,7% em relação ao mês anterior.

Esse resultado decorre do aumento no número de trabalhadores registrado em todos os setores de atividade econômica: serviços (1,9% ou +17 mil ocupados), construção (13,8% ou +9 mil), comércio e reparação (2,8% ou +6 mil), indústria de transformação (7% ou +3 mil) e administração pública, defesa e seguridade social (1,1% ou +2 mil).

Perfis de ocupação

Considerando a posição na ocupação, o contingente de assalariados cresceu em oito mil pessoas, em razão do acréscimo no setor público, já que o número de ocupados no setor privado não teve variação.

Houve um aumento de dez mil trabalhadores sem Carteira de Trabalho assinada no setor privado (12,3%) e redução nos assalariados com carteira assinada (-2% ou -10 mil).

Entre os autônomos, classificados nas demais posições (empregadores, donos de negócio familiar, trabalhadores familiares sem remuneração, profissionais liberais, entre outros) e empregados domésticos, observaram-se acréscimos de 16 mil, seis mil e quatro mil, respectivamente, no número de ocupados.

* Com informações da Codeplan

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF terá primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

O primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quarta-feira (2). O espaço será dedicado...

Mais Radar

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal pagará o lote da malha...

Agências do DF oferecem vagas com salários de até R$ 8 mil

Ao todo, as agências do trabalhador disponibilizam 728 chances profissionais. Interessados podem cadastrar currículo por aplicativo ou presencialmente

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

A partir desta segunda-feira (17), é liberado o valor do abono...

Governo faz acordo para incluir Pé-de-Meia e Vale Gás no orçamento

O governo federal costurou um acordo com o relator do orçamento...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.